PROFESSORA DO UNIFOR-MG RECEBE “COMENDA EDUCADOR PAULO FREIRE”

quarta-feira, 19 de outubro de 2022.
PROFESSORA DO UNIFOR-MG RECEBE “COMENDA EDUCADOR PAULO FREIRE”

Dez educadores que se destacaram na promoção de políticas, programas e projetos relevantes para a educação de crianças, jovens e adultos no município de Formiga foram homenageados pela Câmara Municipal com a “Comenda Educador Paulo Freire”.

A Profa. Débora Mariano de Andrade Taveira Bessas, que leciona no UNIFOR-MG, recebeu a distinção, que é outorgada anualmente para celebrar o “Dia do Professor”, comemorado em 15 de outubro. Para a docente, vivenciar esse momento foi algo muito especial e gratificante.

Confira o seu depoimento:

“Nasci e cresci em uma família de professoras e aprendi desde cedo a valorizar essa profissão que me enche de orgulho, sobretudo pela área que escolhi atuar, ou melhor, que me escolheu: A EDUCAÇÃO ESPECIAL. Há 18 anos, trabalho por ela no CEMAP e no UNIFOR-MG e tenho muita satisfação em constatar que hoje, FORMIGA tornou-se referência no atendimento educacional especializado e isso só foi possível porque aqui não vemos a INCLUSÃO como um apêndice da EDUCAÇÃO. E assim precisamos continuar porque ainda há muitas barreiras a serem transpostas nessa área. É necessário que todos nós vivenciemos a ALTERIDADE, e sejamos capazes de reconhecer e respeitar as diferenças. Como diz o próprio PAULO FREIRE a ‘Inclusão acontece quando se aprende com as Diferenças e não com as Igualdades’.”

Confira os homenageados:

Alessandra Aparecida de Moraes Cunha – Cid Corrêa Mesquita – Cid Corrêa

Débora Mariano de Andrade Taveira Bessas – Flávio Martins da Silva – Flávio Martins

Zulmira Alves Faria Neta – Flávio Santos do Couto – Flávio Couto

Paulo Afonso Teixeira – Joice Alvarenga Borges Carvalho – Joice Alvarenga