Professora do UNIFOR-MG é doutora em Administração
quinta-feira, 08 de novembro de 2007.A banca de aprovação foi formada pelos professores: Prof. Dr. Mozar José de Brito (UFLA); Prof. Dr. Juvêncio Braga de Lima (UFLA); Prof. Dr. José Roberto Pereira (UFLA); Profa. Dra. Valeria Heloisa Kemp (UFSJ); e Profa. Dra. Ana Maria Resende Cabral (UFMG).
A professora é bacharel em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Porto Alegre/RS; licenciada em Psicologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre/RS; e possui mestrado em Administração, pela Universidade Federal de Lavras – Lavras/MG.
De acordo com a doutora, “a tese buscou desvendar o sentido das relações de gênero, no contexto das relações de poder, no espaço organizacional de dois hospitais, na percepção de médicos e médicas e de enfermeiros e enfermeiras”.
Segundo Luciana, “a complexidade organizacional, aliada ao aumento da diversidade e heterogeneidade da força de trabalho, gera novos desafios e conflitos no espaço organizacional. A discussão e a compreensão dos mecanismos de mediação dos conflitos, inerentes às relações que permeiam o espaço organizacional, são essenciais para compreender como são construídas as relações de poder, no âmbito das organizações, que são parte integrante do
amplo tecido social”.
De acordo com a professora, os alunos também serão beneficiados pela aprovação da defesa. “O doutorado amplia a visão do docente, em termos de conhecimento, ensino e pesquisa. O professor doutor tem condições de difundir essa capacitação aos alunos, enriquecendo o conhecimento dos mesmos. Desejo que este resultado os incentive, também, em seus percursos”, afirma.
Luciana confirma sua satisfação, quando diz que “a inserção no mundo da pesquisa envolve descobrir uma nova realidade, perpassada por vivências, experiências e conhecimentos. A satisfação de concluir o doutorado equivale ao início de um novo ciclo na vida de um profissional, com uma árdua, mas prazerosa, tarefa de continuar buscando novas descobertas”.