
Professora do UNIFOR-MG conclui mestrado em Educação
terça-feira, 01 de outubro de 2013.
A Profa. Suzicássia Silva Ribeiro é a nova mestra do Centro
Universitário de Formiga. A defesa da dissertação com o tema “Percepções de
licenciandos sobre as contribuições do PIBID-Matemática" ocorreu no dia 12 de
setembro, na UFLA (Universidade Federal de Lavras).
Dentro da linha de pesquisa em Educação Matemática, o
projeto desenvolvido pela professora do UNIFOR-MG aborda o PIBID (Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Trata-se de uma iniciativa
governamental constituída pela parceria entre universidade e educação básica
com foco na qualificação e aperfeiçoamento da fase inicial de formação do
professor.
O programa educacional proporciona a inserção do futuro
professor no ambiente escolar com o objetivo de ampliar o olhar acerca da complexidade
do sistema educacional, buscando resgatar o status social das licenciaturas.
De acordo com a Profa. Ms. Suzicássia Silva Ribeiro, como a
área de concentração do MPE (Mestrado Profissional em Educação da UFLA) é a
formação de professores, a finalidade do projeto de pesquisa foi analisar a
maneira como um grupo de 22 licenciandos em Matemática percebem as
contribuições do PIBID-Matemática para o avanço formativo.
Na pesquisa, foram destacadas três dimensões para o
programa: política (ação governamental), social (diálogo entre a universidade e
educação básica) e formativa (atualização da fase inicial de formação). Foi
sugerida a criação de um instrumento de avaliação com critérios de
acompanhamento das ações dos subprojetos de áreas e o registro das atividades
desenvolvidas pelos pibidianos em diários de campo no formato de portfólios ou
blogs.
A conclusão foi de que o grupo concebe razoavelmente a
proposta do programa e percebe parcialmente as contribuições do
PIBID-Matemática para a formação. A pesquisa considera também que os
participantes precisam se inteirar com mais profundidade da proposta do
programa no que se refere à construção do saber docente pela interação entre
professor formador, em exercício, em formação e o educando da escola básica.
Uma ponderação apresentada foi que a condição de docente em formação leva parte
do grupo de futuros professores a dar mais importância ao benefício da bolsa
auxílio do que ao avanço profissional e intelectual que o contato com a
dinâmica da escola pode proporcionar.
No UNIFOR-MG, a Profa. Ms. Suzicássia Silva Ribeiro leciona
nos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Engenharia
de Produção, Medicina Veterinária, Pedagogia e Serviço Social, nos quais
ministra as disciplinas de: Cálculo, Estatística aplicada ao Serviço Social,
Estatística aplicada ao Esporte, Estatística aplicada à Educação, Matemática
Instrumental, Bioestatística e Probabilidade.
Sobre o título de mestra, a professora ressalta: “A lógica
organizacional do mestrado, através da preparação para o processo seletivo, da
composição do plano de estudo (articulação das disciplinas com o projeto de
pesquisa), do contato com doutores e pós-doutores, das reuniões com os grupos
de estudo, da participação em seminários, congressos e rodas de conversa, da
produção científica e da interação com os profissionais de outras áreas do
conhecimento, me proporcionou um crescimento intelectual e profissional”,
comentou.
A Profa. Ms. Suzicássia Silva Ribeiro ainda ressalta que “o
desenvolvimento da leitura crítica, a capacidade de oratória, a identificação
de questões de pesquisa, a interpretação e síntese de conteúdos textuais são
avanços que refletem significativamente na minha prática docente. Aproveito a
oportunidade para destacar e agradecer o apoio financeiro que a Instituição me
ofereceu, fazendo cumprir o seu propósito de investir na qualificação e
atualização do corpo docente”.
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A Profa. Ms. Suzicássia Ribeiro (centro) e os membros da banca de defesa do mestrado