PROFESSOR MINISTRA PALESTRA SOBRE DOENÇAS DO CAFEEIRO

sexta-feira, 26 de agosto de 2022.
PROFESSOR MINISTRA PALESTRA SOBRE DOENÇAS DO CAFEEIRO

O Prof. Me. Mário Roberto Nogueira Colares, do curso de Engenharia Agronômica, ministrou uma palestra para os discentes do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Agronomia/Fitopatologia do Departamento em Fitopatologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A atividade ocorreu no dia 19 de agosto e teve como tema “Sistema de Previsão de Doenças do Cafeeiro”.

A apresentação abordou os resultados obtidos na tese do docente. Em seu Doutorado, ele desenvolveu uma modelagem matemática para avaliar as condições climáticas e emitir um alerta para os produtores sobre o risco de propagação de doenças. São sete dias para a mancha de phoma e 15 dias para a ferrugem do cafeeiro, consideradas atualmente as principais patologias da cultura do café.

Na prática, o sistema de previsão avisa quando ocorrem doenças na cultura do café, o que possibilita a pulverização somente quando necessária. Essa forma de cultivo aumenta a sustentabilidade ambiental, com a redução de pulverizações, e a segurança alimentar para os consumidores de café. Também viabiliza maior lucro para o cafeicultor.

“O tema é justificável devido à preocupação mundial com a redução de agrotóxicos na agricultura. Tal fato torna necessária a implementação de sistemas de previsão de doenças para uma agricultura brasileira mais sustentável e competitiva no contexto da responsabilidade social e ambiental, atendendo assim à demanda global”.

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO