PROFESSOR E ALUNOS AVALIAM QUEIXAS NEUROMUSCULOESQUELÉTICAS EM CICLISTAS E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DESPORTIVA - UNIFOR-MG
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PROFESSOR E ALUNOS AVALIAM QUEIXAS NEUROMUSCULOESQUELÉTICAS EM CICLISTAS E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DESPORTIVA

PROFESSOR E ALUNOS AVALIAM QUEIXAS NEUROMUSCULOESQUELÉTICAS EM CICLISTAS E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DESPORTIVA

quarta-feira, 04 de setembro de 2024.
PROFESSOR E ALUNOS AVALIAM QUEIXAS NEUROMUSCULOESQUELÉTICAS EM CICLISTAS E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DESPORTIVA

Em outro projeto relevante, o Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco lidera uma pesquisa no UNIFOR-MG que analisa as queixas neuromusculoesqueléticas de ciclistas e sua relação com a prática do esporte. O estudo, em seu segundo ano de desenvolvimento, envolve 1.525 ciclistas e conta com a participação de alunos como Laura Fonseca Vaz do Amaral, do 4º período de Biomedicina, e Miguel Victor Silva Sousa, do 4º período de Fisioterapia, ambos bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A pesquisa busca identificar as principais queixas musculoesqueléticas desses atletas, compreender os fatores de risco associados a elas e, com isso, propor intervenções de saúde para prevenção, promoção e recuperação da saúde de ciclistas. 

Segundo a pesquisadora Laura, o estudo investiga diversas queixas apresentadas pelos ciclistas, tais como: dor lombar, dormência nas mãos e dedos, dor nos joelhos, dor e dormência no períneo, dentre outras. E, de acordo com ela, os dados da pesquisa poderão ser utilizados para contribuir com a melhoria da performance, do conforto percebido e da segurança dos ciclistas, sobretudo, no que se refere à ocorrência de lesões.

O professor Andrei ressalta a importância da Iniciação Científica para a formação dos alunos, destacando que a participação em projetos como esse, torna os alunos mais críticos, reflexivos, investigativos e preparados para o mercado de trabalho. “Esses alunos ganham maturidade e desenvolvem uma responsabilidade ímpar. Ao ingressar em um projeto de pesquisa, eles se tornam mais preparados para lidar com os desafios acadêmicos, profissionais e pessoais”, afirma.

Miguel Silva Sousa, um dos participantes do estudo, reforça o impacto social da pesquisa. “Nosso projeto apesar de não proporcionar benefícios diretos aos participantes, produz informações relevantes que poderão ser utilizadas por profissionais que lidam com a saúde e desempenho de ciclistas em todo o mundo, melhorando as decisões e proporcionando mais saúde, desempenho e conforto aos ciclistas”, explica.

Esses projetos que integram a pesquisa acadêmica à prática esportiva consolidam a relevância do UNIFOR-MG no cenário científico e destacam o compromisso da instituição com a geração de conhecimento de qualidade para a sociedade.

 

 

 

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