icone buscar
Professor do UNIFOR-MG tem artigo publicado em livro

Professor do UNIFOR-MG tem artigo publicado em livro

terça-feira, 23 de agosto de 2016.
Professor do UNIFOR-MG tem artigo publicado em livro

O Prof. Me. Francimário Vito participou da equipe de autores da publicação “Entre interiores e Capitais: Antropologia, Formação e Pesquisa no Rio Grande do Norte” (Editora AnnaBlume). O lançamento ocorreu no dia 4 de agosto, durante a 30ª Reunião Brasileira de Antropologia – RBA, no Salão Principal da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, na cidade de João Pessoa.

Foto: Da esquerda para a direita: o organizador do livro, Prof. Dr. Edmundo Pereira, docente do Museu Nacional – Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ); o Prof. Me. Francimário Vito, do UNIFOR-MG; e a também organizadora da obra, a Profa. Dra. Elizete Schwade, docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGAS-UFRN).

O docente do Centro Universitário de Formiga-MG participou como autor do artigo “Notas sobre o Ofício de Rezadeiras em Cruzeta (RN): Práticas Terapêuticas e Comunhão de Crenças”, que reflete sobre as práticas das rezadeiras a partir de uma perspectiva antropológica, cuja atenção está voltada para a compreensão dessa prática como um processo dinâmico, tendo Cruzeta (Seridó Potiguar) como contexto de pesquisa etnográfica.

Além disso, o texto discute a relação das rezadeiras com as práticas terapêuticas dos profissionais da biomedicina e as práticas religiosas do padre e do pastor evangélico, de modo que é possível perceber a complementaridade entre práticas terapêuticas com lógicas diferentes. A descrição dos rituais também é um fator primordial para a compreensão das práticas religiosa e terapêutica realizadas por essas mulheres. Portanto, a partir da construção de um olhar etnográfico, o texto busca traduzir como as rezadeiras interpretam a saúde e a doença, sobretudo levando em consideração as “doenças de rezadeiras”.

O Prof. Me. Francimário Vito contou que o livro é resultado das primeiras dissertações de mestrado defendidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRN, no período de 2005-2010. Ele comentou também que possui vários artigos divulgados em periódicos nacionais, mas que esse é o primeiro a compor uma publicação impressa. “A obra, além de reunir artigos elaborados a partir de pesquisas etnográficas consistentes, é organizada por antropólogos renomados na área”, salientou.

O entrevistado explicou que uma publicação é sempre bem-vinda, porque socializa para a comunidade em geral a produção de conhecimento elaborada na universidade. “Por outro lado, reconhece a importância dos saberes tracionais de cura, no caso a práticas das rezadeiras, que envolvem crenças e dinâmicas, muitas vezes inferiorizadas pela medicina oficial”, argumentou.

30ª Reunião Brasileira de Antropologia

A RBA reúne pesquisadores e antropólogos de diversos países. É o maior evento na área no Brasil e foi realizado no período de 3 a 6 de agosto em João Pessoa, na Paraíba. Além do lançamento do livro, o Prof. Me. Francimário Vito dos Santos apresentou o trabalho “Reflexões etnográficas sobre a política de preservação das congadas mineiras, mobilização da base social, elaboração de diálogos entre agentes e detentores, apropriações dos conceitos institucionais e conflitos em duas cidades do centro-oeste mineiro”.

O estudo foi exposto ao Grupo de Trabalho “Antropologia dos Patrimônios e Esfera Pública”, coordenado pelas antropólogas Dra. Renata Gonçalves (Universidade Federal Fluminense) e Dra. Izabela Tamaso (Universidade Federal de Goiás). O docente contou que a pesquisa é uma reflexão sobre o processo de patrimonialização das festividades em torno das homenagens à Nossa Senhora do Rosário (congadas, reinados, etc), atualmente conduzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). “O objetivo é refletir sobre a mobilização da base social, sobretudo como os atores envolvidos absorvem determinados conceitos institucionais da política de preservação da cultural imaterial e deles se apropriam”, afirmou.

No estudo, conta o professor, também são feitas reflexões acerca dos conflitos e/ou tensões, percebidos nas falas de alguns congadeiros, decorrentes do momento que o poder público municipal passa a conduzir a organização de práticas ditas tradicionais, antes organizadas pelo povo, como é o caso da festa de reinado da cidade de Araújos.

image 2

Imagem 1

fique por dentro

RESUMINHO 550
14 de abril de 2025

RESUMINHO 550

UNIFOR-MG DIVULGA RESULTADO DE EDITAL PARA SELEÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA/CAPES-PIBID
14 de abril de 2025

UNIFOR-MG DIVULGA RESULTADO DE EDITAL PARA SELEÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA/CAPES-PIBID

SERTTA CONTABILIDADE DIVULGA VAGAS PARA SEU PROGRAMA DE ESTÁGIO
14 de abril de 2025

SERTTA CONTABILIDADE DIVULGA VAGAS PARA SEU PROGRAMA DE ESTÁGIO

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.