icone buscar
Professor do UNIFOR-MG recebe título de doutor

Professor do UNIFOR-MG recebe título de doutor

sexta-feira, 07 de dezembro de 2007.
Professor do UNIFOR-MG recebe título de doutor
No último dia 21, em Belo Horizonte/MG, o professor do UNIFOR-MG, Stênio Nunes Alves, recebeu o título de doutor, pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Departamento de Parasitologia.

A banca examinadora foi composta pelos professores doutores: Alan Lane de Melo (UFMG); Álvaro Eduardo Eiras (UFMG); Giovani Mocelin (UFPR – Universidade Federal do Paraná); José Eduardo Serrão (UFV); e Paulo Roberto de Oliveira (UFMG).

De acordo com o professor, “o trabalho, intitulado ‘Aspectos biológicos e morfológicos de formas evolutivas de Culex quinquefasciatus Say, 1823 após exposição a inseticidas’, tem relação com os mosquitos conhecidos como pernilongos e teve como um dos objetivos verificar a suscetibilidade dos mosquitos a alguns inseticidas, ou seja, observar se as larvas destes insetos iriam morrer após exposição aos inseticidas, num determinado período de tempo. Outro objetivo, não menos importante, mas voltado mais para o meio científico e acadêmico, foi o conhecimento de determinados aspectos morfológicos e fisiológicos do mosquito, o que me proporcionou mais conhecimento”, afirmou

Segundo ele, “o ingresso no doutorado, no Departamento de Parasitologia do ICB (Instituto de Ciências Biológicas)/UFMG, teve início em 2003, a partir do projeto de mestrado, no Departamento de Biologia Geral da UFV (Universidade Federal de Viçosa). O mesmo foi evoluindo à medida que surgiam novas perguntas”.

O Prof. Dr. Stênio Nunes Alves confirma a importância dos estudos: “esse tipo de pesquisa tem certa relevância, pois tanto o cidadão comum como órgãos públicos que lidam com o controle de vetores, poderão levar em consideração os tipos de inseticidas utilizados na pesquisa para poderem se embasar e minimizarem, por exemplo, os gastos com inseticidas”.

Os alunos do UNIFOR-MG também são beneficiados pela titulação. De acordo com o professor, “esse estudo se reflete na sala de aula, pois, a partir dele, posso demonstrar, aos alunos, diferentes técnicas que aprendi, além do conhecimento e experiência adquiridos durante o tempo que passei como estudante do curso. Espero que eles possam aproveitar este conhecimento, adquirido não só por mim, mas por todos os outros professores que lecionam no UNIFOR-MG, para poderem produzir boas pesquisas e serem profissionais reconhecidos, como os desta instituição, que tanto nos traz alegrias”.

Influência do estudo
O Prof. Dr. Stênio Nunes Alves explica que seu trabalho deu origem a muitas outras pesquisas. “São mais de 2 anos que, a partir de um conhecimento prévio, estruturei um projeto que originou, até então, quatro trabalhos de conclusão de curso e outros tantos trabalhos enviados a eventos científicos, internos e externos, regionais e nacionais. Este projeto vem sendo conduzido por alunos contemplados com bolsas ofertadas pelo UNIFOR-MG, além de, no momento, possuir um aluno com bolsa ofertada pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisas do Estado de Minas Gerais). Desta forma, pode-se observar que, a partir de um projeto, inicialmente pequeno, consegue-se produzir vários trabalhos e formar diversos cidadãos, além de gerar conhecimento a pessoas de um país carente de bases”.

O corpo docente do UNIFOR-MG é composto por 95% de doutores, mestres e especialistas.

fique por dentro

MUNICÍPIO DE BAMBUÍ RECEBERÁ PROJETO UNIFOR NA PRAÇA
4 de julho de 2022

MUNICÍPIO DE BAMBUÍ RECEBERÁ PROJETO UNIFOR NA PRAÇA

COMUNICADO IMPORTANTE
4 de julho de 2022

COMUNICADO IMPORTANTE

REPRESENTANTES DE ENTIDADES ASSINAM MANIFESTO DO TEIA – TRABALHO, EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E APRENDIZADO
1 de julho de 2022

REPRESENTANTES DE ENTIDADES ASSINAM MANIFESTO DO TEIA – TRABALHO, EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E APRENDIZADO

Skip to content