Professor do UNIFOR-MG recebe título de doutor
sexta-feira, 07 de dezembro de 2007.A banca examinadora foi composta pelos professores doutores: Alan Lane de Melo (UFMG); Álvaro Eduardo Eiras (UFMG); Giovani Mocelin (UFPR – Universidade Federal do Paraná); José Eduardo Serrão (UFV); e Paulo Roberto de Oliveira (UFMG).
De acordo com o professor, “o trabalho, intitulado ‘Aspectos biológicos e morfológicos de formas evolutivas de Culex quinquefasciatus Say, 1823 após exposição a inseticidas’, tem relação com os mosquitos conhecidos como pernilongos e teve como um dos objetivos verificar a suscetibilidade dos mosquitos a alguns inseticidas, ou seja, observar se as larvas destes insetos iriam morrer após exposição aos inseticidas, num determinado período de tempo. Outro objetivo, não menos importante, mas voltado mais para o meio científico e acadêmico, foi o conhecimento de determinados aspectos morfológicos e fisiológicos do mosquito, o que me proporcionou mais conhecimento”, afirmou
Segundo ele, “o ingresso no doutorado, no Departamento de Parasitologia do ICB (Instituto de Ciências Biológicas)/UFMG, teve início em 2003, a partir do projeto de mestrado, no Departamento de Biologia Geral da UFV (Universidade Federal de Viçosa). O mesmo foi evoluindo à medida que surgiam novas perguntas”.
O Prof. Dr. Stênio Nunes Alves confirma a importância dos estudos: “esse tipo de pesquisa tem certa relevância, pois tanto o cidadão comum como órgãos públicos que lidam com o controle de vetores, poderão levar em consideração os tipos de inseticidas utilizados na pesquisa para poderem se embasar e minimizarem, por exemplo, os gastos com inseticidas”.
Os alunos do UNIFOR-MG também são beneficiados pela titulação. De acordo com o professor, “esse estudo se reflete na sala de aula, pois, a partir dele, posso demonstrar, aos alunos, diferentes técnicas que aprendi, além do conhecimento e experiência adquiridos durante o tempo que passei como estudante do curso. Espero que eles possam aproveitar este conhecimento, adquirido não só por mim, mas por todos os outros professores que lecionam no UNIFOR-MG, para poderem produzir boas pesquisas e serem profissionais reconhecidos, como os desta instituição, que tanto nos traz alegrias”.
Influência do estudo
O Prof. Dr. Stênio Nunes Alves explica que seu trabalho deu origem a muitas outras pesquisas. “São mais de 2 anos que, a partir de um conhecimento prévio, estruturei um projeto que originou, até então, quatro trabalhos de conclusão de curso e outros tantos trabalhos enviados a eventos científicos, internos e externos, regionais e nacionais. Este projeto vem sendo conduzido por alunos contemplados com bolsas ofertadas pelo UNIFOR-MG, além de, no momento, possuir um aluno com bolsa ofertada pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisas do Estado de Minas Gerais). Desta forma, pode-se observar que, a partir de um projeto, inicialmente pequeno, consegue-se produzir vários trabalhos e formar diversos cidadãos, além de gerar conhecimento a pessoas de um país carente de bases”.
O corpo docente do UNIFOR-MG é composto por 95% de doutores, mestres e especialistas.