icone buscar
Professor do UNIFOR-MG recebe título de doutor

Professor do UNIFOR-MG recebe título de doutor

sexta-feira, 07 de dezembro de 2007.
Professor do UNIFOR-MG recebe título de doutor
No último dia 21, em Belo Horizonte/MG, o professor do UNIFOR-MG, Stênio Nunes Alves, recebeu o título de doutor, pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Departamento de Parasitologia.

A banca examinadora foi composta pelos professores doutores: Alan Lane de Melo (UFMG); Álvaro Eduardo Eiras (UFMG); Giovani Mocelin (UFPR – Universidade Federal do Paraná); José Eduardo Serrão (UFV); e Paulo Roberto de Oliveira (UFMG).

De acordo com o professor, “o trabalho, intitulado ‘Aspectos biológicos e morfológicos de formas evolutivas de Culex quinquefasciatus Say, 1823 após exposição a inseticidas’, tem relação com os mosquitos conhecidos como pernilongos e teve como um dos objetivos verificar a suscetibilidade dos mosquitos a alguns inseticidas, ou seja, observar se as larvas destes insetos iriam morrer após exposição aos inseticidas, num determinado período de tempo. Outro objetivo, não menos importante, mas voltado mais para o meio científico e acadêmico, foi o conhecimento de determinados aspectos morfológicos e fisiológicos do mosquito, o que me proporcionou mais conhecimento”, afirmou

Segundo ele, “o ingresso no doutorado, no Departamento de Parasitologia do ICB (Instituto de Ciências Biológicas)/UFMG, teve início em 2003, a partir do projeto de mestrado, no Departamento de Biologia Geral da UFV (Universidade Federal de Viçosa). O mesmo foi evoluindo à medida que surgiam novas perguntas”.

O Prof. Dr. Stênio Nunes Alves confirma a importância dos estudos: “esse tipo de pesquisa tem certa relevância, pois tanto o cidadão comum como órgãos públicos que lidam com o controle de vetores, poderão levar em consideração os tipos de inseticidas utilizados na pesquisa para poderem se embasar e minimizarem, por exemplo, os gastos com inseticidas”.

Os alunos do UNIFOR-MG também são beneficiados pela titulação. De acordo com o professor, “esse estudo se reflete na sala de aula, pois, a partir dele, posso demonstrar, aos alunos, diferentes técnicas que aprendi, além do conhecimento e experiência adquiridos durante o tempo que passei como estudante do curso. Espero que eles possam aproveitar este conhecimento, adquirido não só por mim, mas por todos os outros professores que lecionam no UNIFOR-MG, para poderem produzir boas pesquisas e serem profissionais reconhecidos, como os desta instituição, que tanto nos traz alegrias”.

Influência do estudo
O Prof. Dr. Stênio Nunes Alves explica que seu trabalho deu origem a muitas outras pesquisas. “São mais de 2 anos que, a partir de um conhecimento prévio, estruturei um projeto que originou, até então, quatro trabalhos de conclusão de curso e outros tantos trabalhos enviados a eventos científicos, internos e externos, regionais e nacionais. Este projeto vem sendo conduzido por alunos contemplados com bolsas ofertadas pelo UNIFOR-MG, além de, no momento, possuir um aluno com bolsa ofertada pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisas do Estado de Minas Gerais). Desta forma, pode-se observar que, a partir de um projeto, inicialmente pequeno, consegue-se produzir vários trabalhos e formar diversos cidadãos, além de gerar conhecimento a pessoas de um país carente de bases”.

O corpo docente do UNIFOR-MG é composto por 95% de doutores, mestres e especialistas.

fique por dentro

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC
24 de abril de 2024

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS
23 de abril de 2024

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO
23 de abril de 2024

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

Pular para o conteúdo