PROFESSOR DO UNIFOR-MG MINISTRA PALESTRA PARA UNIVERSIDADE POLONESA
terça-feira, 07 de abril de 2026.
No dia 30 de março, o professor e pesquisador Dr. Heslley Machado Silva, do Centro Universitário de Formiga, ministrou uma palestra online para estudantes das áreas de Sociologia e Antropologia da University of the National Education Commission, na Cracóvia (Polônia), a convite da professora associada Maria Roginska, do Instituto de Sociologia da instituição.
Com o título “Belief, Knowledge, and Doubt: What Brazil Reveals About the Teaching of Evolution and Scientific Disinformation?” (Crença, Conhecimento e Dúvida: O que o Brasil revela sobre o ensino da evolução e a desinformação científica?), a palestra gerou debates e reflexões entre os 115 estudantes poloneses presentes.
Durante a ministração, o professor abordou a relação entre ciência e religião no ensino da evolução biológica, articulando essa discussão com o avanço da desinformação científica em contextos contemporâneos. A apresentação destacou o caso brasileiro como um campo fértil para compreender as tensões entre conhecimento científico, crenças e dinâmicas sociopolíticas, contribuindo para uma análise comparativa de alcance internacional.
O pesquisador ressaltou que “a troca de experiências entre países é especialmente relevante no enfrentamento de desafios globais, como o negacionismo científico, que impacta diretamente a educação e a produção de conhecimento”.
O professor Heslley também destacou a importância da experiência como parte de suas atividades enquanto pesquisador do UNIFOR-MG, enfatizando a interação com pesquisadores de alto nível e a oportunidade de contribuir para a formação de estudantes em outros países. Além disso, demonstrou satisfação com o interesse dos estudantes poloneses, evidenciado tanto pelo número expressivo de participantes quanto pela qualidade das interações ao longo do debate.
Por fim, agradeceu o convite e a parceria estabelecida com a professora Maria Roginska, manifestando o desejo de que esta seja apenas a primeira de muitas colaborações com o grupo de pesquisa polonês. A expectativa é que a iniciativa abra caminho para futuros projetos conjuntos, publicações acadêmicas e visitas presenciais que possam fortalecer ainda mais os laços entre as instituições.