Professor do UNIFOR-MG irá participar de Congresso na Suécia

quarta-feira, 27 de maio de 2009.
Professor do UNIFOR-MG irá participar de Congresso na Suécia

O professor Heslley Machado Silva, do UNIFOR-MG, irá participar de um Congresso na Suécia, entre os dia 21 e 26 de junho. A apresentação do professor, na ocasião, com o tema "Obstetras e gestantes do município de Formiga/ Minas Gerais/ Brasil: decidindo o tipo de parto a ser realizado", é um recorte da pesquisa "Como se constrói a decisão do tipo de parto no município de Formiga/MG", que ainda está em fase de execução.

Heslley é biólogo e professor dos cursos de Enfermagem, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária. A sua participação no 19o Congresso de Saúde Sexual, em Goteborg, na Suécia, é resultado de um projeto de iniciação científica que ele desenvolveu junto à FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), apoiado pelo CEPEP (Coordenação de Extensão, Pesquisa Pós-graduação e Ensino a Distância), do Centro Universitário de Formiga.

A pesquisa está sendo desenvolvida desde 2007, com a participação da aluna do curso de Enfermagem Angélica Rodrigues Costa.

É o terceiro Congresso em que o trabalho é divulgado. A pesquisa foi aprovada para participação em pôster no 7o Congresso de Saúde e Doenças da Mulher, na Grécia, em setembro de 2008, como também no 12o Congresso Mundial de Saúde Pública, na Turquia, em abril de 2009. Para o próximo Congresso, na Suécia, a apresentação será feita oralmente, com explanação sobre o assunto, seguida de perguntas dos participantes.

De acordo com o professor Heslley, a pesquisa original está próxima de ser concluída. "Primeiro, foi feita a coleta de dados junto aos hospitais, em seguida, foram feitas entrevistas com obstetras e gestantes. Atualmente, a etapa é de acompanhamento às gestantes. Por último será feita a sistematização dos dados obtidos, para serem produzidos artigos", explicou.

O professor contou que o objetivo do estudo foi, a princípio, se inserir no núcleo de pesquisa, como também, contribuir com o desenvolvimento da cultura de produção científica. Outra finalidade seria subsidiar políticas que possam ajudar a equacionar melhor o número de partos normais e cesáreas. Heslley comentou que os países mais desenvolvidos tendem a ter índices elevados de partos normais, ao contrário dos países subdesenvolvidos, em que gestantes estão priorizando a cesariana.

O site do congresso é o www.sexo-goteborg-2009.com.

O autor do trabalho, Prof. Heslley Machado Silva

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC