
Professor do UNIFOR-MG irá participar de congresso na Espanha
sexta-feira, 30 de julho de 2010.
O Prof. Ms. Heslley Machado Silva irá participar do Congresso Global de Saúde Materno-infantil, a ser realizado de 22 a 26 de setembro, em Barcelona. A apresentação do professor será feita oralmente e irá tratar do tema "Monitoring of pregnant women: the influence of prenatal care and the level of information to decide the type of delivery to be performed" (Acompanhamento de gestantes: a influência da assistência pré-natal e do nível de informação para a decisão do tipo de parto a ser realizado).
O Prof. Ms. Heslley Machado Silva, do UNIFOR-MG, irá participar do Congresso Global de Saúde Materno-infantil, a ser realizado de 22 a 26 de setembro, em Barcelona, Espanha.
Na oportunidade, a apresentação do professor será feita oralmente e irá tratar do tema "Monitoring of pregnant women: the influence of prenatal care and the level of information to decide the type of delivery to be performed" (Acompanhamento de gestantes: a influência da assistência pré-natal e do nível de informação para a decisão do tipo de parto a ser realizado). O trabalho é um recorte da pesquisa intitulada "Como se constrói a decisão do tipo de parto no município de Formiga/MG", desenvolvida pelo professor desde 2007, com a participação da aluna do curso de Enfermagem, Angélica Rodrigues Costa, e, atualmente, também da aluna do curso de Fisioterapia, Camila Ribeiro.
Segundo o professor, a pesquisa é resultado de um projeto de Iniciação Científica realizado junto ao CEPEP (Centro de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Ensino a Distância do UNIFOR-MG), com o apoio da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais).
O professor explica o desenvolvimento do trabalho. "Primeiro, foi feita a coleta de dados junto aos hospitais. Em seguida, foram feitas entrevistas com obstetras e gestantes. Por último, foi feito o acompanhamento de gestantes durante todo o período gestacional, no intuito de entender como ocorria a decisão do tipo de parto a ser realizado e sistematizar os dados obtidos para produção de artigos", conta. Para ele, o objetivo do estudo, a princípio, foi se inserir no núcleo de pesquisa e contribuir com o desenvolvimento da cultura de produção científica. Outra finalidade do trabalho é subsidiar políticas que possam ajudar a equacionar melhor o número de partos normais e cesáreas.
Pelo mundo
A pesquisa também foi aprovada no 7o Congresso de Saúde e Doenças da Mulher, na Grécia, em setembro de 2008, e no 12o Congresso Mundial de Saúde Pública, na Turquia, em abril de 2009. A mesma foi apresentada no 19o Congresso de Saúde Sexual, na Suécia, em junho de 2009.
Segundo o professor, o trabalho também foi aprovado para apresentação nos seguintes eventos: 20th IUHPE World Conference on Health Promotion, em julho de 2010, ocorrido em Genebra, Suíça, e The 13th World Congress on Controversies in Obstetrics, Gynecology & Infertility (COGI), que ocorrerá em novembro, em Berlin, Alemanha. "Infelizmente, não dá para participar de tudo, mas a aprovação nos diversos eventos revela a relevância do tema abordado na pesquisa", diz.
O Prof. Ms. Heslley é formado em Ciências Biológicas pelo UNIFOR-MG e possui mestrado em Educação pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Ele leciona nos cursos de Enfermagem, Ciências Biológicas e Pedagogia do Centro Universitário.
{mosimage} Prof. Ms. Heslley |