icone buscar
Professor do UNIFOR-MG é aprovado para cursar doutorado

Professor do UNIFOR-MG é aprovado para cursar doutorado

quarta-feira, 03 de março de 2010.
Professor do UNIFOR-MG é aprovado para cursar doutorado

 
 
O professor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Pascoal José Gaspar Júnior foi aprovado para cursar doutorado na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), pelo Instituto de Biologia – Pós-Graduação em Biologia Funcional e Molecular – área de concentração Bioquímica. O resultado da aprovação saiu em novembro 2009. O professor ministra aulas nos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Educação Física e Fisioterapia do Centro Universitário de Formiga. Possui graduação em Farmácia e Bioquímica, pós graduação em Química e em Nutrição Humana e Saúde, além de mestrado em Microbiologia dos Alimentos.

O professor do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Pascoal José Gaspar Júnior foi aprovado para cursar doutorado na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), pelo Instituto de Biologia – Pós-Graduação em Biologia Funcional e Molecular – área de concentração Bioquímica. O resultado da aprovação saiu em novembro 2009.

De acordo com o Prof. Ms. Pascoal Jr., o objetivo do trabalho será a pesquisa por enzimas produzidas por diversas espécies de fungos e a sua aplicação biotecnológica na produção do biodiesel ou do bioetanol. “Um dos grandes destaques da atualidade na área de biocombustíveis é o interesse pelo uso de recursos naturais baseados em materiais lignocelulósicos para a produção de etanol ou por fontes produtoras de lipídeos usados para a produção de biodiesel. As possíveis aplicações sobre o aproveitamento dessa biomassa através da biotecnologia enzimática tem se transformado numa solução plausível para o problema gerado principalmente pelos resíduos agrícolas e também pela diminuição progressiva das reservas de combustíveis derivados do petróleo”.

O orientador do professor do UNIFOR-MG é o professor Dr. Sérgio Marangoni (UNICAMP) e o co-orientador, o professor Dr. Saulo Luis da Silva (UFSJ – Universidade Federal de São João del Rei – campus Divinópolis).

O Prof. Ms. Pascoal Júnior agradeceu o apoio dado pelo UNIFOR-MG e ressaltou a importância da pesquisa científica em uma instituição que preza pela qualidade. “O UNIFOR-MG está crescendo muito em termos de pesquisa. Futuros projetos deverão incrementar ainda mais a infra-estrutura da Instituição”. O professor comentou ainda sobre algumas conquistas na área de pesquisa: “Com a parceria primordial com o Prof. Ms. Juraci Lourenço Teixeira e também com a ajuda de alguns alunos de iniciação científica, apresentamos vários trabalhos em congressos, como: XIX Congresso Latinoamericano de Parasitologia; XXV Congresso Brasileiro de Microbiologia;  IV Simposio Estadual de Engenharia Ambiental”.

Currículo
O professor ministra aulas nos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Educação Física e Fisioterapia do Centro Universitário de Formiga. Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós graduação Lato Sensu em Química e também em Nutrição Humana e Saúde, além de mestrado em Microbiologia dos Alimentos, todos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência nas áreas de Bioquímica e Microbiologia, com ênfase em requerimentos nutricionais e enzimas em fungos.

 

{mosimage}
O Prof. Ms. Pascoal José Gaspar Júnior irá cursar doutorado na UNICAMP

 

fique por dentro

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC
24 de abril de 2024

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS
23 de abril de 2024

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO
23 de abril de 2024

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

Pular para o conteúdo