
Professor do UNIFOR-MG conclui Mestrado em Ensino de Física
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017.
O Prof. Me. Marlos Machado defendeu, no dia 25 de novembro, a Dissertação “Elaboração e Desenvolvimento de uma Unidade Didática sobre os Conceitos de Transmissão de Calor e Radiação do Corpo Negro”. O Mestrado foi realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), Área de Concentração “Física na Educação Básica”, Linha de Pesquisa “Ensino de Física”.
De acordo com o docente, durante a pesquisa, desenvolveu-se uma unidade didática propondo uma abordagem do tema radiação do corpo negro, iniciando-se assim, os estudos sobre Física Moderna. Ele contou que essa unidade didática aborda o assunto se instanciando em temas de Física Clássica, utilizando e discutindo várias metodologias de ensino, tais como experimentos, textos de divulgação científica, trabalhos em grupos, entre outras.
O entrevistado disse que a pesquisa procurou resposta para a seguinte questão: Considerando as relações entre os conteúdos, o cotidiano e a forma de se fazer ciência, essas abordagens metodológicas contribuem de maneira significativa para o debate e a construção das ideias relativas aos conceitos relacionados aos paradigmas entre Física Clássica e Física Moderna?
Para a pesquisa, utilizou-se como aporte teórico para todas as atividades a teoria de aprendizagem Histórico-Cultural de Vygotsky e a Teoria do Ensino Desenvolvimental de Davydov. “A forma como se escolheu abordar o problema foi no sentido de se promover situações que vão além da memorização do conteúdo, tirando os estudantes da passividade, para uma situação de protagonismo diante das atividades desenvolvidas”, afirmou.
Segundo o Prof. Me. Marlos Machado, foram promovidas ações que apresentassem os processos de investigação e os procedimentos utilizados pelos cientistas de cada época, para que os estudantes pudessem se apropriar dos processos utilizados por eles ao elaborarem as diversas teorias físicas, a fim de perceberem também como ocorre o desenvolvimento da ciência, dentro de um contexto social, cultural e econômico.
“As atividades foram desenvolvidas num conjunto de dez aulas de cinquenta minutos, com estudantes do 2o Ano do Ensino Médio. Para que os professores percebam como cada atividade foi respondida pelos estudantes, realizou-se uma análise de todas as respostas produzidas, inspirada nas técnicas de Análise de Conteúdo de Bardin”, comentou.
Avaliação
O docente comentou que fazer um Mestrado, principalmente na sua área de atuação, que é o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), foi extremamente importante no sentido de se apropriar das questões mais modernas e inovadoras desenvolvidas pelos principais centros de pesquisas. Ele considera que, além dessa atualização, a troca de experiências é fundamental entre os profissionais da área de ensino.
“Como professor do UNIFOR-MG, sinto-me motivado a desenvolver junto aos estudantes dessa Instituição as mais modernas metodologias de ensino das quais me apropriei, utilizando como aporte teórico as teorias de aprendizagens”, destacou.
O Prof. Me. Marlos Machado leciona Física Geral I no 1º Período de Engenharia Química, Física Geral II no 3º Período de Engenharia Civil, Física Geral III no 3º Período de Engenharia Química e no 3º Período de Engenharia de Produção. Também ministra aulas de Termodinâmica Química I para os alunos do 5º Período de Engenharia Química.
“Acho que depois de dois anos de estudos e discussões sobre o ensino de Física todos sairão ganhando: professor, UNIFOR-MG e, principalmente, os estudantes que são o objetivo principal dos nossos esforços”, ressaltou.