
Professor do UNIFOR-MG conclui Mestrado em Análise do Discurso
quarta-feira, 09 de novembro de 2016.
O Prof. Me. Isaac D’Leon Almeida defendeu, no dia 24 de outubro, a sua dissertação Marcas da Senzala na Construção da Imagem do Negro na Publicidade Brasileira Contemporânea. Ele leciona no Curso de Marketing nas disciplinas Introdução ao Marketing, Publicidade e Propaganda, Marketing Eletrônico, Pesquisa de Mercado, Promoção de Vendas e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Já na graduação em Arquitetura e Urbanismo ministra aulas de Modelagem Eletrônica e Linguagem e Comunicação Visual. No Curso de Administração é docente de Sistema de Informação de Marketing. O Mestrado foi realizado na Universidade de Franca, em São Paulo, na Área de Concentração: Linguística / Linha de Pesquisa: Análise do Discurso.
Quanto à dissertação, o Prof. Me. Isaac D’Leon Almeida explicou que, ao longo da história brasileira, circulam discursos que marcam a população como sujeitos de uma nação formada por meio da mistura de etnias.
“A partir desse sentido, todos são considerados iguais, cordiais, pacíficos e hospitaleiros. Porém, a partir da miscigenação, observam-se discursos que remontam ao Brasil colônia e trazem à tona marcas e indícios de um período que continua fazendo eco na atualidade e que coloca à margem determinado sujeito dessa miscigenação: o negro”, argumenta.
O pesquisador destacou que, dentro dessa temática, o estudo teve como objetivo analisar a imagem do negro em peças publicitárias brasileiras que circularam no período de 1990 a 2016. Ele afirmou que o intuito foi observar a correlação do discurso presente com as marcas da senzala, em alusão aos indícios que remetem à subjetivação do negro em um patamar inferior ao do branco.
O Prof. Me. Isaac D’Leon Almeida comentou que, à luz das reflexões de Michel Foucault e Jean-Jacques Courtine, a pesquisa buscou observar a construção do sujeito negro dentro da Análise do Discurso e a inscrição dos sentidos do corpo nas práticas discursivas ao longo da história.
“Os resultados obtidos permitiram identificar a presença desses indícios, a partir da memória discursiva, mostrando que a publicidade reatualiza esses discursos. No entanto, a partir das políticas afirmativas houve uma mudança na construção desses discursos e o negro começa a conquistar paulatinamente sua representatividade na publicidade contemporânea brasileira”, concluiu.
O Prof. Me. Isaac D’Leon Almeida destacou o apoio recebido do UNIFOR-MG durante a realização do Mestrado. “Agradeço ao Centro Universitário de Formiga-MG pelo auxílio financeiro, pela flexibilização na jornada de trabalho e por todas as formas de incentivo nessa etapa. Os resultados dos estudos terão reflexos nas atividades desempenhadas na Instituição, beneficiando os alunos”, ressaltou.
O Prof. Me. Isaac D’Leon Almeida e a sua orientadora Profa. Dra. Luciana Garcia Carmona Manzano