
PROFESSOR DO UNIFOR-MG CATALOGA TRIGÉSIMO SEGUNDO MINERAL NO MUNICÍPIO DE FORMIGA
sexta-feira, 31 de agosto de 2018.
O curador do Laboratório de Mineralogia do UNIFOR-MG, Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca, identificou recentemente o 32º mineral no município de Formiga, o epídoto. Um proprietário de imóvel rural da região de Morro das Pedras enviou as amostras. Os ensaios ocorreram no Laboratório de Mineralogia. Já a análise química foi realizada no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Itaúna.
O Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca disse que, desde a década de 80, conhece o epídoto em rochas saussuritizadas do município, mas que essa foi a primeira vez em cristais grandes e bem formados. Ele contou que o mineral se destaca pela cor atraente de seus cristais e por sua forma (hábito). “O aspecto dos cristais lembra a turmalina, porém um exame cuidadoso revela outras características, como densidade maior. A expectativa é encontrar espécimes para lapidar”, afirmou.
A descrição do epídoto constará, em breve, na Geologia Geral do Município de Formiga. Os arquivos são alimentados pelo docente. As informações também serão apresentadas na XIV Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão (MIPE). O evento ocorre nos dias 11 e 12 de setembro no Centro Universitário.
De acordo com o professor, os minerais catalogados no Município são os seguintes: pirofilita, pirita, magnetita, hematita, magnetita, maghemita, goethita, siderita, rutilo, caulinita, gibbsita, quartzo, opala, ortoclásio, microclina, plagioclásio sódico, bitownita-anortita, muscovita-fuchsita, biotita, vermiculita, hornblenda, anfibólio, piroxênio, barita, grafita, calcita, pirolusita, epídoto, clorita, granada, ilmenita, schorl (turmalina negra). O docente comentou que em escala microscópica essa lista aumenta.