Primeira campanha de castração de cães e gatos será em maio

quarta-feira, 28 de abril de 2010.
Primeira campanha de castração de cães e gatos será em maio

Será iniciado em maio o primeiro mutirão de castrações de cães e gatos do Projeto Social de Castração firmado entre o UNIFOR-MG, através da Coordenação do curso de Medicina Veterinária, e o Ministério Público. O projeto visa o controle populacional de animais domésticos. De acordo com o coordenador do curso, Prof. Ms. Dênio Garcia, este é um projeto piloto e serão realizadas cerca de 20 castrações por mês, em mutirões quinzenais, durante três meses.

Os interessados em castrar seus animais poderão agendar o procedimento na CLIMVET do UNIFOR-MG entre 16 e 21 horas

Os proprietários já podem fazer o agendamento das cirurgias de seus animais junto à CLIMVET (Clínica de Medicina Veterinária do UNIFOR-MG, localizada no Prédio 5 da Instituição, de segunda a sexta-feira, das 16 às 21 horas, mediante as seguintes informações: nome do proprietário ou protetor responsável pelo animal (maior de 18 anos), telefones de contato (residencial e/ou celular), quantidade de animais a serem castrados, sexo, espécie (canina ou felina), idade, peso aproximado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da CLIMVET: (37) 3329-1477.

Cães e gatos podem ser castrados a partir dos três meses e, de preferência, antes dos cinco meses. Eles precisam estar vermifugados e saudáveis.

Esse projeto é voltado à população de baixa renda. Os interessados em castrar seus animais devem trazer comprovação de renda, mediante a apresentação da certidão de renda familiar, emitida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, ou com a apresentação da carterinha do Bolsa Família.

O projeto

O Projeto Social de Castração de Cães e Gatos preparado pelo Centro Universitário enfoca a importância do controle populacional de animais domésticos na saúde pública e saúde animal. O documento explica que, nas fêmeas, a castração consiste na retirada do útero, trompas e ovários. Nos machos, na retirada dos testículos. A cirurgia é feita com anestesia geral e o animal não precisa ficar internado. Em torno de uma semana, estará totalmente recuperado.

Dentre inúmeras vantagens da castração, o projeto destaca a diminuição drástica do risco de doenças nas vias uterinas e, principalmente, do câncer de mama, útero, próstata e testículos, além dos inconvenientes relacionados ao comportamento do animal neste período, o controle populacional, bem como o índice de zoonoses.

O documento esclarece ainda sobre alguns mitos relacionados à castração, como, por exemplo, que o animal não engorda devido ao procedimento, mas sim pela diminuição de suas atividades físicas.

UNIFOR-MG DIVULGA EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA GESTÃO DA CIPA 2024/2025
17 de abril de 2024

UNIFOR-MG DIVULGA EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA GESTÃO DA CIPA 2024/2025

BIBLIOTECA VIRTUAL DO UNIFOR-MG CONTA COM RICO ACERVO DISPONÍVEL PARA A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA