Primeira campanha de castração de cães e gatos será em maio - Unifor MG
icone buscar
Primeira campanha de castração de cães e gatos será em maio

Primeira campanha de castração de cães e gatos será em maio

quarta-feira, 28 de abril de 2010.
Primeira campanha de castração de cães e gatos será em maio

 
Será iniciado em maio o primeiro mutirão de castrações de cães e gatos do Projeto Social de Castração firmado entre o UNIFOR-MG, através da Coordenação do curso de Medicina Veterinária, e o Ministério Público. O projeto visa o controle populacional de animais domésticos. De acordo com o coordenador do curso, Prof. Ms. Dênio Garcia, este é um projeto piloto e serão realizadas cerca de 20 castrações por mês, em mutirões quinzenais, durante três meses.

Os interessados em castrar seus animais poderão agendar o procedimento na CLIMVET do UNIFOR-MG entre 16 e 21 horas

Será iniciado em maio o primeiro mutirão de castrações de cães e gatos do Projeto Social de Castração firmado entre o UNIFOR-MG, através da Coordenação do curso de Medicina Veterinária, e o Ministério Público. O projeto visa o controle populacional de animais domésticos.

De acordo com o coordenador do curso, Prof. Ms. Dênio Garcia, este é um projeto piloto e serão realizadas cerca de 20 castrações por mês, em mutirões quinzenais, durante três meses.

Os proprietários já podem fazer o agendamento das cirurgias de seus animais junto à CLIMVET (Clínica de Medicina Veterinária do UNIFOR-MG, localizada no Prédio 5 da Instituição, de segunda a sexta-feira, das 16 às 21 horas, mediante as seguintes informações: nome do proprietário ou protetor responsável pelo animal (maior de 18 anos), telefones de contato (residencial e/ou celular), quantidade de animais a serem castrados, sexo, espécie (canina ou felina), idade, peso aproximado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da CLIMVET: (37) 3329-1477.

Cães e gatos podem ser castrados a partir dos três meses e, de preferência, antes dos cinco meses. Eles precisam estar vermifugados e saudáveis.

Esse projeto é voltado à população de baixa renda. Os interessados em castrar seus animais devem trazer comprovação de renda, mediante a apresentação da certidão de renda familiar, emitida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, ou com a apresentação da carterinha do Bolsa Família.

O projeto

O Projeto Social de Castração de Cães e Gatos preparado pelo Centro Universitário enfoca a importância do controle populacional de animais domésticos na saúde pública e saúde animal. O documento explica que, nas fêmeas, a castração consiste na retirada do útero, trompas e ovários. Nos machos, na retirada dos testículos. A cirurgia é feita com anestesia geral e o animal não precisa ficar internado. Em torno de uma semana, estará totalmente recuperado.

Dentre inúmeras vantagens da castração, o projeto destaca a diminuição drástica do risco de doenças nas vias uterinas e, principalmente, do câncer de mama, útero, próstata e testículos, além dos inconvenientes relacionados ao comportamento do animal neste período, o controle populacional, bem como o índice de zoonoses.

O documento esclarece ainda sobre alguns mitos relacionados à castração, como, por exemplo, que o animal não engorda devido ao procedimento, mas sim pela diminuição de suas atividades físicas.

fique por dentro

PRORROGADO O PRAZO PARA INSCRIÇÕES DO PIBID (CADASTRO DE RESERVA)
26 de janeiro de 2023

PRORROGADO O PRAZO PARA INSCRIÇÕES DO PIBID (CADASTRO DE RESERVA)

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA COM MATRÍCULA GRATUITA
25 de janeiro de 2023

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA COM MATRÍCULA GRATUITA

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO COM MATRÍCULA GRATUITA
25 de janeiro de 2023

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO COM MATRÍCULA GRATUITA

Skip to content