
Prevenção de drogas e acidentes são temas de palestras no Colégio de Aplicação
quarta-feira, 16 de setembro de 2015.
Como forma de orientar os alunos e incentivar a prevenção de drogas e acidentes, foram ministradas palestras para o Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio de Aplicação da FUOM (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE FORMIGA-MG), no Salão Nobre “Eunézimo Lima”, nos dias 2, 3 e 4 de setembro.
“Prevenção às drogas”
A primeira palestra foi ministrada pela diretora, Profa. Divina Solange do Nascimento, sobre os riscos quanto ao uso de drogas. Assumindo sua responsabilidade social, o Colégio de Aplicação se preocupa em orientar os alunos sobre esse problema que afeta a sociedade. A diretora apresentou alguns vídeos e depoimentos para conscientizá-los.
“Noções de primeiros socorros”
O soldado Paulo Vieira de Almeida Junior, do Corpo de Bombeiros, explicou que primeiros socorros são as ações iniciais aplicadas às vítimas em situação de emergência (acidentes e mal súbito), no local em que ocorreram para manter a vida, sem provocar novas lesões ou agravar as já existentes, até a chegada do socorro qualificado ou ao recurso hospitalar adequado.
Durante a palestra, o bombeiro falou sobre a importância dos primeiros socorros, classificação dos pacientes quanto à idade, sinais vitais (pulso, respiração, temperatura e pressão arterial), níveis dos sinais vitais, principais sinais, sintomas e condutas a serem adotadas em casos de quedas/fraturas, trauma crânio encefálico (TCE), desmaio ou síncope e outros assuntos.
“Prevenção de acidentes no lar”
O engenheiro de segurança do trabalho da Conin, José Alves, apresentou estatísticas de acidentes domésticos, como quedas, queimaduras, envenenamento, choques elétricos, asfixia e outros.
José Alves também falou sobre ato inseguro e condição insegura; como agir em situações de choques elétricos, cuidados com produtos de limpeza, na cozinha, no banheiro, em escadas e em janelas de prédio e casas. Por fim, apresentou fatores que contribuem para a prevenção de acidentes domésticos com crianças e idosos e os primeiros socorros em casos de acidentes mais comuns.