
Presidente da FUOM fala sobre proposta de ajuda à Santa Casa de Caridade de Formiga
terça-feira, 07 de abril de 2015.
Na última quarta-feira, dia 1º de abril, o Presidente da FUOM (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE FORMIGA-MG), Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, em entrevista ao Programa UNIFORMAÇÃO, falou sobre a proposta que a Instituição fez, por meio dele, em uma reunião com os “Irmãos Benfeitores” da Santa Casa de Caridade de Formiga, sobre uma possível ajuda na administração do hospital.
Durante a entrevista, o Presidente explicou qual a situação atual da Santa Casa e porque ela chegou a esse ponto. “O promotor Láurence Albergaria disse para nós que existem várias denúncias de irregularidades e que precisava fazer a apuração dessas denúncias, para que isso fosse bem, feito a mesa diretora foi afastada e foram nomeados membros da chamada ‘Mesa Interventora’. De acordo com o Ministério Público, a antiga diretoria é suspeita de cometer diversas irregularidades, mas tudo isso está sendo investigado” comentou o Presidente da FUOM.
A proposta feita pelo Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão ao Promotor de Justiça que acompanha o caso foi que, a princípio, uma equipe de profissionais da FUOM faria um levantamento de dados da atual situação financeira da Santa Casa, essa equipe seria formada por funcionários da FUOM, professores das áreas de Administração e Ciências Contábeis do UNIFOR-MG e estudantes que já estiverem nos períodos mais avançados desses cursos.
Após essa conversa entre o Promotor e o Presidente da FUOM, a proposta foi apresentada também aos “Irmãos Benfeitores” em uma reunião realizada no dia 30 de março, no Colégio de Aplicação – Unidade II (Corujinha). Foi solicitado, então, o acesso aos documentos da Santa Casa para que possa ser feito um levantamento minucioso por profissionais da FUOM e uma empresa contratada das condições financeiras, contábeis e trabalhistas. Com esse diagnóstico em mãos, seria feita uma reunião com os Conselhos da FUOM para que os membros estudassem se é viável ou não o apoio da Instituição ao hospital. “Os “Irmãos Benfeitores”, em sua maioria, aprovaram a ideia e decidiram redigir um pedido ao Ministério Público para que fosse prorrogado o prazo de atuação da atual ‘Mesa Interventora’ na Santa Casa de Caridade, portanto, se o pedido for aceito, a equipe da FUOM iniciará os trabalhos de levantamento de dados no hospital com a autorização dos “Irmãos Benfeitores”, disse na entrevista dada ao Programa UNIFORMAÇÃO.
Sobre o que será feito se a proposta for aceita, o Presidente da FUOM falou sobre a implantação de uma nova forma de administração, como a criação de um plano com normas, objetivos e metas para que a Santa Casa tenha uma reestruturação financeira e administrativa. O Prof. Ms. Marco Leão foi enfático ao dizer que não está nada definido. Após a análise, se for viável e se a proposta for aprovada pelo Ministério Público, a FUOM passaria a ser a mantenedora da Santa Casa de Caridade de Formiga, administrando o hospital.
“A Santa Casa se tornaria uma espécie de um Hospital Universitário, e o projeto do Centro Universitário de Formiga em trazer o curso de Medicina para a cidade ficaria mais próximo. Quanto à dúvida da população sobre a FUOM ser ‘proprietária’ do hospital, as pessoas podem ficar tranquilas, pois são duas instituições que pertencem à comunidade, a FUOM não pertence a mim ou a nós que trabalhamos aqui e nem a Santa Casa pertence aos ‘Irmãos Benfeitores’ ou àqueles que trabalham lá.” Ele ainda completou “O hospital é para todos e, principalmente, para aquelas pessoas que dependem da gratuidade dos atendimentos, que dependem do SUS (Sistema Único de Saúde), então, se der certo, a Instituição vai colaborar mais uma vez com a população formiguense e das cidades da região”, finalizou.
A edição 464 do Programa UNIFORMAÇÃO está disponível na íntegra no canal oficial da Instituição no YOUTUBE (canal UNIFOR-MG).