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PRECEPTORES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO

PRECEPTORES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO

terça-feira, 23 de outubro de 2018.
PRECEPTORES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO

Os preceptores do Programa Residência Pedagógica (RP) participaram, no dia 26 de setembro, de uma capacitação de sessenta horas. As atividades foram ministradas pelo Coordenador Institucional, Prof. Dr. Heslley Machado Silva, e pelos docentes orientadores: Profa. Ma. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, Profa. Ma. Tânia Aparecida de Oliveira e Profa. Ma. Luciane Alves Gianasi.

A iniciativa teve como meta otimizar o trabalho nas escolas-campo e está prevista no Edital CAPES 06/2018 Retificado. Durante o curso, o Prof. Dr. Heslley Machado Silva sugeriu aos preceptores a elaboração de um problema para ser discutido e transformado em um projeto de pesquisa para implementar na escola-campo.

Já a Profa. Ma. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira ressaltou que a gestão pedagógica deve conduzir o cotidiano escolar, pautado em pressupostos básicos, tais como: formar mais para formar melhor; unir teoria e prática e o diálogo entre universidade e escola de educação básica.

Para a Profa. Ma. Luciane Alves Gianasi, o desafio do professor consiste em trabalhar com a diversidade, muito além da inclusão. “São necessárias, portanto, competências, resistências e evolução, por meio da formação continuada”, afirmou.

A Profa. Ma. Tânia Aparecida de Oliveira enfatizou que a avaliação deve ser contínua para permitir o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem a fim de detectar os pontos positivos e falhos para redirecionar ações.

Residência Pedagógica

O RP, implantado em agosto no UNIFOR-MG, é oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e está inserido na Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Ministério da Educação. Ele visa fomentar projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nas licenciaturas, em parceria com as redes públicas de educação básica.

A iniciativa permite ao residente vivenciar o dia a dia das escolas para consolidar os conhecimentos teóricos, a fim de implementar projetos de pesquisa que busquem investigar problemas educativos e realizar intervenções pedagógicas criativas, interdisciplinares e condizentes com a realidade escolar.

Os projetos são elaborados e acompanhados de forma coletiva, com equipes docentes dos cursos de licenciatura do UNIFOR-MG: Educação Física, Ciências Biológicas e Pedagogia, fundamentados em estudo prévio e continuado sobre as expectativas e necessidades das redes de ensino, do ponto de vista dos profissionais da educação superior, dos gestores e dos profissionais do magistério, para aproximar interesses, metodologias, didáticas e apoio técnico-profissional.

A avaliação é contínua e coletiva por todos os participantes. O resultado deve ser utilizado para aperfeiçoar o estágio curricular supervisionado da instituição de ensino e/ou na prática docente. O RP contempla dezoito meses, com 440 horas de atividades. O processo prevê três etapas básicas: Ambientação na escola; Imersão e Avaliação/Socialização.

Na Ambientação, o preceptor e o residente são preparados para realizar o Programa. Nessa fase, buscou-se a caracterização da realidade educacional, na qual as escolas-campo dos subprojetos estão inseridas. Foram incluídas, nesse trabalho, as expectativas e sugestões dos gestores, dos profissionais de magistério e dos preceptores, confrontadas com a visão de educadores experientes, compartilhada com os residentes.

Para compreender os processos de gestão do sistema de ensino, da escola e da sala de aula, o residente é conduzido a buscar o conhecimento do contexto e da cultura da unidade de ensino e das inter-relações do espaço social escolar. Para verificar a questão da aprendizagem dos preceptores, houve atividades monitoradas propostas por cada professor, realizadas aos pares e enviadas para cada docente orientador e para o Coordenador Institucional.

A dinâmica educacional analisada em agosto e setembro forneceu subsídios para a construção do projeto de Imersão, alinhando os problemas detectados em cada escola-campo aos projetos de pesquisa e às propostas de intervenção pedagógica para melhoria do processo ensino e aprendizagem na educação básica.

Resultados 

O preceptor Sirley Oliveira contou que na Escola Estadual Jalcira Santos Valadão ocorrem ações, tais como: oficinas de xadrez, voleibol, handebol e basquetebol. “Observa-se uma melhora nas aulas de Educação Física, modificando o cotidiano dos alunos”, destacou.

De acordo com o preceptor da área de Biologia, Fellipe Pinheiro, com essa modalidade de estágio, o participante vivencia diversas situações de uma unidade de ensino e se prepara melhor para a futura profissão.

O preceptor Luiz Gustavo Oliveira, que atuou no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do UNIFOR-MG nos anos de 2014 a 2018, está satisfeito com os resultados rápidos alcançados pelo RP. “A rotina de qualquer escola é repleta de nuances e, quando há parceiros comprometidos, a realidade se transforma e todos ganham”, concluiu.

A residente da área de Biologia, Lurian Leal, aperfeiçoou sua didática e consegue avaliar a prática dos professores em sala de aula. Considera que é imprescindível, para o discente de licenciatura, ter contato com as situações de ensino-aprendizagem e conhecer os aspectos que norteiam a atividade escolar. “Ver o entusiasmo dos estudantes com o que trazemos de novidade é gratificante. A residência me ajudará a ser uma professora mais preparada”, ressaltou.

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De acordo com o preceptor da área de Biologia, Fellipe Pinheiro, na Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte,

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