icone buscar
Por que Enfermagem?

Por que Enfermagem?

quinta-feira, 14 de maio de 2009.
Por que Enfermagem?

A escolha de ser enfermeiro resulta de um conjunto de circunstâncias sociais e culturais e de uma multiplicidade de motivações, expectativas e intenções.

Para os que dão os primeiros passos nesta profissão, é importante que conheçam os condicionalismos característicos da Enfermagem, mas também que reconheçam a profissão para o processo de saúde.

 

Ser enfermeiro é uma maneira de estar, de se apresentar ao mundo de braços abertos, é uma forma de viver com e para o próximo, sem nunca deixar de ser você mesmo; é ser, antes de tudo, solidário ao próximo, constantemente, mesmo sem conhecê-lo. O enfermeiro mantém a vida, diminui o sofrimento, transmite carinho – até com pequenos gestos, sempre promovendo saúde, conforto e contentamento. O enfermeiro faz a ponte entre o paciente e seus familiares e todos os demais profissionais do hospital. É fundamental ter espírito de liderança e entender de gestão de pessoas e de processos.

 

A carreira de enfermeiro exige uma série de sacrifícios. Indispensável em todos os setores de um hospital, da UTI à psiquiatria, passando pela pediatria, maternidade e cardiologia, o enfermeiro se preocupa com a qualidade de vida e a segurança dos pacientes. É sua função coletar dados sobre o estado dos doentes e ajudar a estabelecer o diagnóstico para auxiliar o corpo clínico sobre a conduta a ser seguida. Ele também é responsável pela higiene, alimentação e orientação do paciente, bem como pela administração de remédios e a aplicação de curativos. Pode atuar, ainda, na saúde coletiva, em campanhas de prevenção de doenças e realizar trabalhos educativos na comunidade.

 

A enfermagem é compreendida como arte e ciência de pessoas que convivem e cuidam de outras: uma profissão dinâmica, sujeita a transformações permanentes e que está, continuamente, incorporando reflexões sobre novos temas, problemas e ações, porque seu princípio ético é o de manter ou restaurar a dignidade do corpo, em todos os âmbitos da vida.

Ser enfermeiro é ser humano, com todas as suas dimensões, potencialidades e restrições, alegrias e frustrações; é ser aberto à vida e, ao mesmo tempo, envolver-se no compromisso.

 

Texto escrito por Eduardo Gomes de Oliveira Júnior, professor do UNIFOR-MG.

 

Dia da Enfermagem: 12 de maio.

fique por dentro

MUNICÍPIO DE BAMBUÍ RECEBERÁ PROJETO UNIFOR NA PRAÇA
4 de julho de 2022

MUNICÍPIO DE BAMBUÍ RECEBERÁ PROJETO UNIFOR NA PRAÇA

COMUNICADO IMPORTANTE
4 de julho de 2022

COMUNICADO IMPORTANTE

REPRESENTANTES DE ENTIDADES ASSINAM MANIFESTO DO TEIA – TRABALHO, EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E APRENDIZADO
1 de julho de 2022

REPRESENTANTES DE ENTIDADES ASSINAM MANIFESTO DO TEIA – TRABALHO, EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E APRENDIZADO

Skip to content