icone buscar
HOME » PIBID » Atividades experimentais – Horta escolar

Atividades experimentais – Horta escolar

Educação ambiental nas escolas: conteúdos de grande relevância.

As instituições escolares exercem importante influência no processo de formação social e ambiental dos seus alunos. Atitudes e comportamentos ambientalmente corretos devem ser estimulados na convivência diária no ambiente escolar, desde a primeira infância. As crianças devem assimilar princípios e valores de respeito ao meio ambiente e desenvolver atitudes ecologicamente adequadas, de modo que possam repassar e vivenciar essas experiências também no ambiente familiar.

Considerando o contexto vivenciado na escola da Escola Estadual José Bernardes de Faria, e a necessidade de desenvolver um projeto sobre o meio ambiente, acadêmicos(as) do curso de pedagogia e Educação Física, bolsistas de iniciação à docência CAPES e integrantes do Programa PIBID no referido estabelecimento de ensino, buscaram desenvolver uma pesquisa sobre o cultivo de uma horta escolar como uma boa alternativa dentro da proposta de trabalhar a educação ambiental. O projeto sistematizado pela equipe teve uma boa aceitação junto ao alunado e direção da escola. Concretizou-se na preparação para o cultivo de uma horta escolar, horizontal e vertical, aproveitando ao máximo possível, o pouco espaço escolar da instituição. Buscou-se envolver um grupo grande de alunos do ensino fundamental I e II, e também os estudantes de tempo integral.

Dentro da proposta apresentada, foram realizadas diversas atividades: reciclagem de garrafas pets, busca de apoio junto à comunidade estudantil para conseguir adubos, estercos para o cultivo de mudas de alface, couve e cebolinha.

Concomitantemente às tarefas assumidas pelos estudantes, os bolsistas, acompanhados pela professora supervisora do programa, desenvolveram atividades extra turno, principalmente com os alunos de tempo integral, como rodas de conversa sobre o cultivo adequado das hortaliças e verduras, o aproveitamento dos espaços, a reciclagem de materiais, os cuidados com o solo, o respeito à natureza e ao ambiente.

O projeto desenvolvido foi considerado de extrema relevância pois, além de trabalhar de forma teórica e prática a EA, foi possível contribuir com o enriquecimento da merenda escolar, mostrando aos estudantes da escola atendida, a importância da participação de cada indivíduo na transformação da realidade e na melhoria do ambiente no qual vivemos.

WhatsApp Image 2019 12 23 at 102307

 

WhatsApp Image 2019 12 23 at 102307 3

WhatsApp Image 2019 12 23 at 102308

WhatsApp Image 2019 12 23 at 1335142

Pular para o conteúdo