
PIBID DE PEDAGOGIA DO UNIFOR-MG IMPULSIONA FLUÊNCIA LEITORA COM O PROJETO “NAS ONDAS DA LEITURA”
quarta-feira, 30 de julho de 2025.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG), tem promovido resultados significativos no processo de alfabetização por meio do projeto “Nas Ondas da Leitura”. Desenvolvido no núcleo de Alfabetização da Escola Municipal Célia de Melo Eufrásio, o projeto tem como principal objetivo melhorar a fluência leitora dos estudantes dos anos iniciais.
A ação foi planejada a partir dos dados das avaliações externas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que apontaram dificuldades específicas relacionadas à fluência na leitura. A partir desse diagnóstico, surgiu a proposta de um trabalho direcionado, com ações práticas e sistemáticas, realizadas tanto no turno regular quanto no integral.
Sob orientação da professora Valéria Luzia F. de Carvalho, supervisora do PIBID na escola, as bolsistas do curso de Pedagogia realizam escutas individuais de leitura com os alunos. Em seguida, são aplicadas atividades voltadas à compreensão de texto, interpretação, entonação e ampliação do vocabulário. As atividades são adaptadas de acordo com o nível de cada estudante, respeitando o ritmo de aprendizagem e proporcionando avanços consistentes.
De acordo com a professora Valéria, o envolvimento das bolsistas tem sido fundamental para o sucesso do projeto. “As crianças já demonstram mais autonomia, confiança e prazer na leitura. O trabalho das pibidianas tem contribuído diretamente para esse progresso, promovendo um acompanhamento contínuo e sensível às necessidades de cada aluno”, destaca.
O projeto “Nas Ondas da Leitura” reforça o papel do PIBID na formação de futuros professores, ao mesmo tempo em que fortalece o vínculo entre universidade e escola pública. Além de proporcionar uma vivência prática e enriquecedora para as estudantes do UNIFOR-MG, a iniciativa tem gerado impactos concretos na aprendizagem dos alunos, contribuindo para a construção de uma educação mais justa e de qualidade.