PESQUISA REALIZADA NO UNIFOR-MG AVALIA A PRESENÇA DE CARBOIDRATOS E LIPÍDIOS EM PRODUTOS FITNESS
sexta-feira, 06 de setembro de 2024.Pesquisadores do Centro Universitário de Formiga realizaram uma pesquisa sobre o tema “Desenvolvimento de método espectrofotométrico UV-VIS para avaliar a presença de carboidratos e lipídios em produtos fitness”. Estão participando o Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida e a aluna Daniely Aparecida Cardoso Francisco, do 5º período de Fisioterapia.
A motivação da pesquisa partiu da incerteza de que produtos alimentícios que são vendidos no mercado como fitness são isentos de carboidratos e lipídios, elementos responsáveis por ocasionar acúmulo indesejado de gordura no corpo. Partindo dessa premissa, os pesquisadores decidiram averiguar a presença ou ausência desses componentes para passar maior segurança à população quanto ao consumo.
As etapas do projeto consistem em desenvolver uma metodologia para determinação de carboidratos e lipídeos. Para isso, eles fizeram uma busca bibliográfica, pesquisa com relação a agentes cromogênicos e a confecção da curva de calibração. Atualmente os pesquisadores estão no aguardo de amostras para executar a determinação de carboidratos. Em seguida, farão o mesmo procedimento para identificação de lipídios.
A pesquisa recebe o fomento externo de uma bolsa fornecida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) à aluna, enquanto pesquisadora ativa do projeto. Daniely conta que é a sua primeira participação na Iniciação Científica e está tendo uma ótima experiência enquanto adquire novos conhecimentos e ganha repertório para compor seu currículo.
O principal benefício da pesquisa é proporcionar à população uma metodologia de análise confiável que identifique a presença de carboidratos e lipídios dentro de alimentos fitness que serão consumidos. Desta forma, as pessoas saberão a eficácia do produto quanto à sua dieta alimentar.
“A contribuição da pesquisa é a melhora da saúde, melhora da alimentação, e o incentivo quanto à ingestão de alimentos mais saudáveis”, acrescentou a aluna.
O professor fala que a participação de alunos de graduação em projetos de Iniciação Científica é importante para aproximá-los da experiência com tudo que é desenvolvido em laboratórios, proporcionar experiências práticas e expandir a zona de conhecimento deles.
“Ele é um aluno diferenciado, porque além de tudo aquilo que ele aprende na sala de aula na parte de teoria e prática que tem nos laboratórios aqui no Centro Universitário, o aluno de iniciação abre o seu espectro de conhecimento para outras áreas. Ele passa a pensar em problemas e como solucionar esses problemas. Dessa forma, ele se torna muito mais capacitado a exercer sua futura profissão em qualquer área do conhecimento”, ele disse.
Além disso, ele mencionou que para o discente é interessante ter a pesquisa em seu currículo devido às oportunidades que a participação em projetos de pesquisa trazem para ele tanto no mercado de trabalho, como na área acadêmica.
O Prof. Dr. Alex Magalhães de Almeida atua como pesquisador no UNIFOR-MG desde 2010, atuando enfaticamente com relação a elementos metálicos, metodologias para determinação de substâncias, e a prática espectrofotométrica, com o uso do UV/VIS para determinação de materiais diversos.