
Participante do PIBID apresenta pôster em evento de Educação Física
quinta-feira, 07 de julho de 2016.
A equipe do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro Universitário de Formiga-MG oportuniza aos alunos o desenvolvimento de ações de pesquisa, articuladas com os conteúdos curriculares vivenciados nas escolas. Com a orientação dos profissionais do Programa, realizam projetos de intervenção pedagógica para solucionar, após a investigação, os problemas específicos de ensino e aprendizagem detectados em cada contexto escolar.
Como exemplo dessas ações, há o projeto da área de Educação Física, orientado pelos Coordenadores de Área: Prof. Me. José Carlos Leal e Profa. Luciane Gianasi, com o apoio da Supervisora Aracelli Pinheiro e participação dos bolsistas: Lucas Donner Gonçalves, Vinícius Nogueira, Thaís Freitas, Robson Almeida, Jáise Teixeira e Thalles Araújo.
O grupo desenvolveu o projeto de pesquisa “A Relação entre o Índice de Massa Corporal (IMC) e hábitos de alimentação entre alunos do ensino médio da zona urbana e rural do município de Formiga – MG.” O trabalho foi fonte de inspiração para o artigo do bolsista Lucas Donner Gonçalves.
O aluno apresentou sua produção, na modalidade pôster, no II Simpósio de Atividade Física e Saúde da região Sudeste e no III Congresso de Educação Física. As atividades ocorreram, entre os dias 15 e 17 de junho, em Muzambinho, Minas Gerais.
O acadêmico destacou que o UNIFOR-MG e todos do PIBID proporcionaram um momento único em sua vida. “Aprender e vivenciar uma experiência como essa, fez-me crescer como pessoa e como profissional. Isso mostra que a educação brasileira pode crescer, melhorar e se desenvolver”, ressaltou.
A Coordenadora Institucional do PIBID/UNIFOR-MG, Profa. Ma. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, comentou sobre a relevância da participação em eventos científicos, que apresentam dupla contribuição: dar visibilidade aos projetos de pesquisa realizados nos contextos escolares da Educação Básica e permitir aos integrantes o contato com outros bolsistas e profissionais da área para atualização profissional.
Alertou, ainda, que os acadêmicos, estimulados pela vivência e pelo contato direto com os seus pares, têm oportunidades de desenvolverem o senso crítico, o espírito científico, a perseverança, a consciência crítica, a criatividade e a proatividade, atitudes tão necessárias a um professor inovador, que deseja levar seus alunos a vivenciarem os quatro pilares do conhecimento.
Segundo Jacques Delors (2012), são eles: aprender a conhecer – despertar o interesse e a curiosidade do aluno para novas aprendizagens; aprender a fazer – libertar o aluno do medo de errar, despertar-lhe a ousadia para novas experiências; aprender a conviver – despertar a necessidade para o trabalho em equipe, aprender a compartilhar; aprender a ser – cultivar o papel do cidadão de participar e respeitar o espaço do outro e a sua individualidade.
“Assim, a participação em eventos científicos possibilita aos bolsistas a projeção de seus trabalhos, enquanto vivenciam, debatem e expõem as questões didáticas que envolvem o ensino e a aprendizagem”, comentou a Profa. Ma. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira.
Programação
O II Simpósio de Atividade Física e Saúde da região Sudeste e o III Congresso de Educação Física foi promovido pelo Curso de Educação Física do IFSULDEMINAS – campus Muzambinho e pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – campus Passos. O evento tem o apoio da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e teve como tema “Construção de Saberes, formação e tecnologias em Educação Física”.
A programação contou com debates sobre aspectos pedagógicos e socioculturais da educação física, biodinâmica do exercício físico e promoção de saúde através de mesas-redondas, minicursos, palestras e oficinas.
Foram exibidos 62 pôsteres, apenas dois de faculdades particulares. Um fruto de pesquisa de mestrado e o outro do aluno do UNIFOR-MG, Lucas Donner Gonçalves. Fato que demonstra a relevância de sua participação. Apenas o Centro Universitário de Formiga-MG apresentou trabalho do PIBID.
Pesquisa
O projeto de pesquisa “A Relação entre o Índice de Massa Corporal (IMC) e hábitos de alimentação entre alunos do ensino médio da zona urbana e rural do município de Formiga – MG”, que originou o artigo de Lucas Donner Gonçalves, comparou os hábitos alimentares da amostra, composta por 167 adolescentes, entre 15 e 20 anos.
O instrumento de pesquisa foi o Questionário de Frequência Alimentar (QFA). Também foram avaliados o peso e a altura para determinar o Índice de Massa Corporal (IMC).
Os resultados obtidos mostram que, nas duas amostras, os dados sobre o IMC são bastante parecidos, mas os discentes da zona urbana estão levemente acima da média.
Como recomendação, os pesquisadores sugerem trabalhos com abordagem sobre os hábitos de atividade física para esclarecimentos no estilo de vida dos adolescentes residentes nas zonas urbana e rural, com o propósito de promoção de ações e estratégias para melhoria da saúde da população jovem.