
Palestra aborda o tema “Estado plurinacional e direito à diversidade”
terça-feira, 28 de maio de 2013.
Os alunos do curso de Direito do UNIFOR participaram da palestra com o tema "Estado plurinacional e direito à diversidade", ministrada pelo Prof. Dr. José Luiz Quadros de Magalhães, no dia 9 de maio, no Salão Nobre “Eunézimo Lima”. A abertura do evento foi feita pelo Prof. Dênio Dutra Barbosa, representando o coordenador do curso de Direito, Prof. Ms. Fábio Antunes Gonçalves. A Profa. Ms. Nélida Reis Caseca Machado também fez parte da mesa de trabalhos.
Os alunos do curso de Direito do UNIFOR participaram da palestra com o tema "Estado plurinacional e direito à diversidade", ministrada pelo Prof. Dr. José Luiz Quadros de Magalhães, no dia 9 de maio, no Salão Nobre “Eunézimo Lima”.
A abertura do evento foi feita pelo Prof. Dênio Dutra Barbosa, representando o coordenador do curso de Direito, Prof. Ms. Fábio Antunes Gonçalves. A Profa. Ms. Nélida Reis Caseca Machado também fez parte da mesa de trabalhos.
O palestrante começou sua fala a partir da construção da modernidade, mostrando qual o padrão dessa modernidade que está chegando ao final e o que começa a ser construído a partir de então. Ele ministrou uma verdadeira aula sobre o Estado plurinacional e mostrou como tem sido construído o direito à diversidade.
Foram abordados assuntos como a invasão da América e expulsão da Península Ibérica dos muçulmanos e judeus, a construção do Estado Moderno, a invasão dos europeus ao Brasil e o processo de civilização da modernidade. O palestrante ainda falou sobre os 500 anos que marcam a hegemonia europeia e seus mitos, sobre o direito internacional, a construção da modernidade, os diversos direitos do Estado plurinacional e o direito à diversidade.
“Vivemos um momento muito importante de transformação do direito constitucional, da teoria da constituição, com o surgimento de novas constituições, especialmente a da Bolívia e do Equador, que representam uma ruptura com o direito moderno, tradicional, com sistemas monojurídicos e monolíticos. Hoje, tem um avanço muito grande em reconhecimento ao direito à diversidade enquanto direito individual, o direito de as pessoas fazerem suas próprias opções, em qualquer campo da vida, política, religiosa, filosófica, sexual etc., e o direito à diversidade enquanto direito coletivo, que está muito avançado em vários países, entre eles o Brasil. Estamos vivendo um momento de desencultamento e de reconhecimento de direitos à diversidade, o que é muito democrático e importante para toda a sociedade”, salientou o Prof. Dr. José Luiz Quadros de Magalhães.
{mosimage}
{mosimage}
{mosimage}
A palestra destacou o reconhecimento ao direito à diversidade o que representa uma grande conquista