
Novos Supervisores do PIBID/UNIFOR-MG tomam posse e participam de capacitações
terça-feira, 11 de abril de 2017.
Os novos supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro Universitário de Formiga tomaram posse dia 20 de março e participaram de três capacitações internas pela equipe geral do programa. Eles foram contratados após seleção por meio de edital e são responsáveis pelo planejamento, acompanhamento, registro e divulgação do trabalho dos bolsistas nas escolas, orientando e controlando a frequência e a atuação para o aprimoramento das práticas pedagógicas.
As capacitações foram realizadas no campus universitário. A primeira “Estabelecendo uma conexão com o PIBID/UNIFOR-MG” ocorreu no dia 27. Na oportunidade, a Coordenadora do Programa, Profa. Ma. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, apresentou as diretrizes do Projeto Institucional do UNIFOR-MG “Escola e universidade: reinventando as práticas docentes”. Ela exaltou as funções dos supervisores, a necessidade de comprometimento, o trabalho em equipe, o protagonismo, a proatividade, bem como o foco na interdisciplinaridade e na educação inclusiva.
A coordenadora apresentou a legislação, o regulamento e as diretrizes que regem o programa chamando a atenção para a rigorosidade de seu cumprimento. A palestrante ressaltou ainda que o PIBID tem na pesquisa seu princípio ativo, assim, nesse contexto, são desenvolvidos projetos nas escolas, os quais posteriormente são apresentados em forma de comunicação oral no Seminário Institucional e em eventos científicos externos.
No dia 28, foi promovida a segunda capacitação “Gestão dos Processos Educacionais (CG)”. A Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais, Profa. Ma. Tânia Aparecida de Oliveira Fonseca, reforçou a importância do trabalho em equipe para o êxito das atividades.
Também apresentou aos supervisores suas funções básicas como acompanhar e avaliar o trabalho desenvolvido por meio de relatórios, visitas às escolas e reuniões com a equipe. Ela atua diretamente com a Coordenadora Institucional no planejamento, no cronograma, na organização dos eventos e no registro do acompanhamento.
Outro ponto destacado foi o Relatório Parcial das Atividades, que é enviado anualmente à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ela explicou o seu preenchimento e o exemplificou de forma detalhada. A professora terminou sua palestra colocando-se à disposição dos supervisores.
Currículo
Já a terceira capacitação “Currículo e a Plataforma Freire” foi realizada no dia 29. A atividade foi ministrada pela Profa. Syrlei Maria Ferreira, que atua na equipe do PIBID. Ela argumentou que a inserção do currículo do supervisor na plataforma é uma exigência da CAPES, conforme Termo de Compromisso assinado pelos supervisores. Essa ferramenta possibilita ao supervisor visibilidade de seu currículo e, principalmente, dos projetos que desenvolve na escola. Desse modo, a CAPES acompanha o desenvolvimento do Programa e conhece a formação e atuação do supervisor. É, portanto, uma oportunidade de divulgação do trabalho realizado e um instrumento avaliativo. Por isso, a importância da inserção do currículo na Plataforma Freire, e, principalmente, da descrição dos projetos realizados.
A Coordenadora Profa. Ma. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira considerou válidos e necessários os momentos oferecidos nas capacitações para situar o supervisor em relação às demandas e à realidade do Programa. “A equipe inicia com segurança, atualizada e ciente do papel de cada um para o alcance dos resultados, que desde o início de 2014, são altamente positivos”, destacou.