
MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO É REALIZADO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO
quinta-feira, 02 de maio de 2024.
Nos dias 23 e 24 de abril, o Centro Universitário recebeu o mutirão de castração em pequenos animais, que foi realizado em parceria com a Associação Anjos GAAR e com apoio da equipe da Clínica de Medicina Veterinária do UNIFOR-MG – CLIMVET.
O castramóvel foi disponibilizado pelo Deputado Estadual Noraldino Júnior, um importante ator da causa animal em Minas Gerais e no Brasil, por intermédio da Associação Parceira JF e Ajuda Aliança JuizForana pela Defesa dos Animais (ONG Ajuda).
Foram feitas cerca de 100 castrações em animais do município de Formiga/MG, entre cães e gatos. A atividade contou com a participação dos alunos do curso de Medicina Veterinária dos últimos períodos, que já estão fazendo o estágio obrigatório.
Os animais foram pré-selecionados pela equipe da Associação Anjos GAAR, em seguida passaram por uma triagem e foram encaminhados para a cirurgia. O corpo clínico da CLIMVET, composto por médico veterinário e estagiários, auxiliou na operacionalização. Os alunos que estavam participando do mutirão já presenciaram a prática durante a experiência na CLIMVET, onde prestam atendimentos a famílias inscritas no Bolsa Família e no CadÚnico.
O Prof. Dr. Leonardo Borges Acurcio ressalta a importância da castração para os animais: “Ela é interessante porque muitas vezes o animal se reproduz por não ser castrado e é difícil dar destino a esses filhotes. Até encontrar pessoas que adotem, você não tem certeza de que a pessoa vai ter responsabilidade. Isso gera cães de rua que podem ter problemas com doenças, podem sofrer e gerar acidentes, sendo um risco para a população. Além disso, quando o animal é castrado, ele tende a ficar menos agressivo porque ele perde esse ímpeto sexual”.
A presidente da Associação Anjos GAAR, que também é professora no curso de Fisioterapia do UNIFOR-MG, Profa. Dra. Ligia Pelosi Mendonça, ressalta que por meio da parceria com o Centro Universitário foi possível incluir Formiga/MG na rota do castramóvel para atender a um número maior de pessoas que não tem condições de castrar seu animal. Ela conta também que entre os animais selecionados, foi dada preferência aos animais que transitavam soltos nas vias públicas.
O trabalho desenvolvido pela associação tem como finalidade focar no controle populacional de animais, incentivar a adoção responsável, conscientizar a população sobre os cuidados com os animais, evitar problemas como abandono, acidentes e garantir uma guarda responsável aos animais.