icone buscar
Mais uma instituição recebe o Projeto Biblioteca Estação do Trabalhador

Mais uma instituição recebe o Projeto Biblioteca Estação do Trabalhador

terça-feira, 02 de dezembro de 2008.
Mais uma instituição recebe o Projeto Biblioteca Estação do Trabalhador

 

No dia primeiro de dezembro, às 07:30 h, foi realizada a inauguração da Biblioteca Estação do Trabalhador, na CEMIG, em Formiga/MG. Na oportunidade, foram reunidos os funcionários da instituição e Rosângela de Souza Mello apresentou as representantes do UNIFOR-MG: Regina Célia Reis Ribeiro, coordenadora do projeto; Virgínia Vaz, chefe da Biblioteca Ângela Vaz Leão; e a estagiária do sexto período de Biblioteconomia, Ana Paula de Souza.

 
De acordo com a coordenadora, a parceria com a CEMIG foi concretizada depois de vários meses de espera. A caixa-estante foi colocada em uma sala especial e os funcionários poderão fazer os empréstimos todas as segundas, das 07:30 h às 08:30 h, de quatro itens por vez, entre livros, CD’s, DVD’s e fitas de vídeo.

Mudando os hábitos

Segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2007, o país tem 77 milhões de pessoas que não lêem livros. O levantamento, no qual foram ouvidas 5 mil pessoas, em 311 cidades de todo país, mostra que as mulheres lêem mais do que os homens e que a Bíblia é tida como a obra mais importante para os adultos. De acordo com a pesquisa, 66% dos livros estão nas mãos de 20% da população; 8% dos brasileiros não têm nenhum livro em casa; e 4% têm apenas um. A maioria dos leitores (55%) costuma ler apenas trechos ou capítulos, 11% pulam páginas e 38% lêem o texto todo. De acordo com a pesquisa, 21,4 milhões dos leitores têm contato com os livros apenas por obrigação e 71,7 milhões dizem sentir prazer nesta atividade. Ainda segundo o levantamento, as mães são as pessoas que mais influenciam a leitura e os escritores mais admirados no Brasil são: Monteiro Lobato, Paulo Coelho, Jorge Amado e Machado de Assis.

Segundo Regina, o objetivo do Projeto Biblioteca Estação do Trabalhador é mudar esta estatística, fazendo com que os livros cheguem ao local de trabalho, onde os funcionários podem ter acesso fácil a eles. “A biblioteca tem contribuído para a formação de leitores, através da promoção da leitura. Com diversas e invoadoras ações, vem consolidando este objetivo, atingindo jovens, idosos, adultos e crianças. Levando o livro para casa, toda a família do trabalhador é beneficiada, pois ela também tem acesso à leitura”, explica.

O projeto
Coordenado pela bibliotecária Regina Célia Reis Ribeiro, da Biblioteca Ângela Vaz Leão, esse trabalho tem contribuído muito para a formação de leitores, através da promoção da leitura. O Projeto Biblioteca Estação do Trabalhador é desenvolvido por intermédio de ações voluntárias e doações para o acervo e tem como objetivo dar condições de acesso à leitura às pessoas que não têm tempo para freqüentar uma biblioteca.

O projeto irá ficar na CEMIG por, aproximadamente, um ano.

 
 {mosimage}

 

fique por dentro

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG
19 de abril de 2024

UNIFOR-MG REALIZARÁ “TRILHA DO AGRO – DRONES AGRÍCOLAS” EM PIUMHI/MG

DIVULGADO RESULTADO DO EDITAL DE MONITORIA
19 de abril de 2024

DIVULGADO RESULTADO DO EDITAL DE MONITORIA

UNIFOR-MG REALIZA PALESTRA CREFONO 06
19 de abril de 2024

UNIFOR-MG REALIZA PALESTRA CREFONO 06

Pular para o conteúdo