icone buscar
Mais um professor do UNIFOR-MG defende tese de doutorado

Mais um professor do UNIFOR-MG defende tese de doutorado

sexta-feira, 28 de março de 2014.
Mais um professor do UNIFOR-MG defende tese de doutorado

 
O Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco, que leciona nos cursos de Fisioterapia, Educação Física e Biomedicina, defendeu a tese de doutorado no dia 28 de fevereiro, no Departamento de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). 

O Prof. Dr. Andrei Pereira Pernambuco, que leciona nos cursos de Fisioterapia, Educação Física e Biomedicina, defendeu a tese de doutorado no dia 28 de fevereiro, no Departamento de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). 
 
A tese intitulada “Impacto de um programa de educação em saúde sobre aspectos neuroimunocomportamentais de pacientes com diagnóstico de fisioterapia” abordou a fisiopatologia da síndrome da fibromialgia segundo conceitos da psiconeuroimunologia, além de avaliar a eficácia de um programa de educação em saúde sobre alguns marcadores da atividade imunológica (IL-2, IL-4, IL-6, IL-10, TNF, IFNγ e IL-17A), neuroendócrina (cortisol e 6-sulfatoximelatonina) e comportamental (ansiedade e qualidade de vida).
 
Segundo o Prof. Dr. Andrei Pernambuco, toda a parte de recrutamento, coleta de amostras e intervenção foi realizada nas instalações do UNIFOR-MG e contou com a participação de 71 voluntárias com diagnóstico de fibromialgia residentes no município de Formiga. Ainda de acordo com o professor, a contribuição do Centro Universitário foi de fundamental importância para o sucesso da pesquisa, já que a Instituição o apoiou integralmente, disponibilizando suas instalações, equipamentos, funcionários e alunos.
 
O Prof. Dr. Andrei Pernambuco, que foi aluno do Colégio de Aplicação e leciona no UNIFOR-MG desde 2005, comentou sobre a obtenção do título de doutor: “Para mim, é motivo de orgulho e satisfação, afinal, foram quatro anos de dedicação aos estudos e ao projeto, abdicando diversas vezes do lazer em detrimento do sucesso da pesquisa, realizando muitas viagens, congressos e experimentos trabalhosos. Contudo, quando olhamos para trás, vemos que tudo valeu muito a pena, os resultados de nosso trabalho estão sendo publicados em periódicos internacionais de destaque e a aceitação da comunidade científica tem sido gratificante. Além do mais, acredito que a experiência e o conhecimento adquiridos ao longo desses anos têm fornecido bases sólidas para a construção do conhecimento em sala de aula, contribuindo, positivamente, para a formação dos alunos”.
 
Na oportunidade, o Prof. Dr. Andrei Pernambuco agradece a todos aqueles que, de forma direta ou indireta, contribuíram para essa conquista, em especial ao UNIFOR-MG, ao CEPEP (Centro de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Ensino a Distância), aos alunos de Iniciação Científica (Thuanny, Luciene, Sylvia, Tamara, Prisicila, Raimisson, Cecília, Lorena, Angélica, Kristiane Amélia e Carla) e a todas as pacientes que, voluntariamente, participaram do estudo.
{mosimage}
Os professores doutores: Cláudia Rocha Carvalho, Paulo Eduardo Alencar de Souza, Andrei Pereira Pernambuco, Débora d’Ávila Reis (orientadora), Juliana Barcellos de Souza e Leonor Bezerra Guerra

fique por dentro

2° ENCONTRO DE GESTORES ESPORTIVOS DO CIRCUITO GRUTAS E MAR DE MINAS CONFIRMA PALESTRANTES
5 de junho de 2025

2° ENCONTRO DE GESTORES ESPORTIVOS DO CIRCUITO GRUTAS E MAR DE MINAS CONFIRMA PALESTRANTES

UNIFOR-MG DIVULGA EDITAL PARA O VESTIBULAR EAD 2025 – 2º SEMESTRE
5 de junho de 2025

UNIFOR-MG DIVULGA EDITAL PARA O VESTIBULAR EAD 2025 – 2º SEMESTRE

NOTA DE PESAR – ENI MARIA COSTA
4 de junho de 2025

NOTA DE PESAR – ENI MARIA COSTA

Ir para o conteúdo
UNIFOR-MG
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.