Laboratório do UNIFOR-MG restaura documentos da comunidade formiguense

sexta-feira, 18 de setembro de 2009.
Laboratório do UNIFOR-MG restaura documentos da comunidade formiguense

Na ocasião foram feitas restaurações e limpeza em diversos tipos de documentos, como certidões, além de divulgar o trabalho realizado pelo UNIFOR-MG

O Laboratório de Conservação e Preservação de Documentos (LCPD) do UNIFOR-MG montou, no dia 12 de setembro, um estande na Praça Getúlio Vargas de Formiga/MG para recuperar certidões e documentos particulares diversos, gratuitamente. A equipe do UNIFOR-MG prestou o serviço à comunidade das 8 às 12 horas.

De acordo com a coordenadora do Laboratório, a bibliotecária Margarita Torres, o objetivo da iniciativa foi divulgar os serviços que o LCPD pode prestar à comunidade de Formiga. "A experiência que tivemos neste dia foi ótima. Houve interesse da população em recuperar as certidões que ficam frágeis com o passar do tempo. Infelizmente, a forma de guardar os documentos é feita incorretamente, prejudicando-os com rasgos e ondulações. O leigo tenta recuperar um documento usando fita adesiva, o que causa sua maior deterioração. Por isso, foram feitos alguns esclarecimentos sobre os principais cuidados que se deve ter com as certidões para que tenham uma maior longevidade. ", comentou.

O trabalho foi desenvolvido pelos alunos do curso de Biblioteconomia, juntamente com a equipe do laboratório. As pessoas que visitaram o estande puderam conhecer as técnicas de conservação aplicadas em documentos, livros deteriorados, encadernações de revistas e jornais.

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”