Laboratório de Mineralogia recebe nova amostra
quinta-feira, 11 de setembro de 2008.
{mosimage} |
Foram duas amostras de turmalinas em quartzo. Um conjunto pesa 2,8 kg. O outro é composto por um cristal de quartzo de 15 cm, com inclusões de turmalinas verdes com núcleo róseo. A doação foi feita pelo empresário Douglas Neves, da empresa Nevestones (www.nevestones.com.br), que explora e exporta turmalinas da Mina do Cruzeiro, localizada em Governador Valadares/MG. Ciente da seriedade do projeto do Laboratório, o empresário não hesitou em colaborar com o UNIFOR-MG. Segundo Anísio, “as turmalinas são minerais de beleza excepcional e muito utilizados como gemas, sendo gemas características do Brasil”.
De acordo com o professor, as turmalinas são de beleza excepcional e de extrema relevância para o curso de Química, pois são minerais que exibem diversas propriedades físico-químicas importantes, entre elas, a zonação de cor, piezoeletricidade e morfologia de seus cristais.
Divulgação
No último dia 10, alunos do sexto período de Química se reuniram com o professor Anísio, no Laboratório de Mineralogia do UNIFOR-MG. O encontro foi feito com o objetivo de divulgar a nova amostra. Na oportunidade, o professor apresentou as aquisições aos alunos e falou sobre suas características. Os acadêmicos fizeram perguntas e tiraram dúvidas a respeito.
Segundo Anísio, “os alunos do curso de Química, em particular, fazem uso direto de minerais em disciplina específica e o acervo tem crescido muito ultimamente, com doações e coletas, substituindo muitas amostras por outras de qualidade superior, o que aumenta, cada vez mais, a disponibilidade de amostras para aulas práticas. Os alunos do curso participarão, brevemente, de uma demonstração de reação de alta energia utilizando minerais de Formiga/MG”, comenta.
Anísio comentou, ainda, que “um acervo mineralógico é extremamente dinâmico. Com doações e intercâmbios, a tendência é que aumente a quantidade e qualidade ainda mais, favorecendo nossos alunos, que merecem o melhor!”.
{mosimage} |