
LABORATÓRIO DE MINERALOGIA DO UNIFOR-MG PARTICIPA DA 10ª JORNADA CULTURAL DE MINAS GERAIS PAISAGEM CULTURAL E PATRIMÔNIO TOPONÍMICO
terça-feira, 30 de setembro de 2025.
O Laboratório de Mineralogia do UNIFOR-MG participou da 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, cujo tema foi “Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico”. O evento é um projeto vinculado à Secretaria de Cultura do município de Formiga-MG e contou com a participação do Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca, através do projeto de extensão “Geologia para Todos”.
A jornada incluiu uma visita técnica ao Morro das Balas, organizada pelo secretário de Cultura, Alex Arouca, com o apoio da empresa municipal de coletivos e outras instituições. Durante a atividade, alunos do ensino médio, professores e diretores da Escola Jalcira Valadão participaram de palestras e da visita ao memorial do Morro das Balas. Em um ambiente descontraído, o professor Anísio apresentou explicações sobre a geologia da região, destacando sua relevância histórica e cultural, especialmente para os Quilombolas do extinto Quilombo do Ambrósio, que se estendia até o município de Ibiá.
Um dos pontos abordados foi a ocorrência de piritas globulares oxidadas, que, segundo o professor, podem ter sido utilizadas em combates históricos, o que teria originado o nome do local. Em 2012, durante o processo de tombamento do Morro das Balas, e no descerramento da placa em 2019, o professor foi o responsável pela documentação encaminhada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), atendendo a uma solicitação da Secretaria de Cultura.
O Morro das Balas tem sido fonte de inspiração para diversos trabalhos e pesquisas, sendo estudado pelo professor desde 2002. Ao longo dos anos, ele produziu artigos, matérias, crônicas e realizou intercâmbios de amostras minerais com colecionadores, pesquisadores e museus de diversas partes do mundo.