Interdisciplinaridade
quarta-feira, 26 de maio de 2010.
As alunas Tamirys Machado e Karem Graziele Rocha, do 5º período de Enfermagem, estiveram no Laboratório de Mineralogia do UNIFOR-MG. A visita teve como objetivo adquirir amostras minerais para um trabalho que desenvolvem sobre doenças causadas pelo amianto, produto utilizado em indústrias de confecção de telhas, caixas-d’água, dispositivos de freio automotivo, revestimentos e roupas contra incêndios, dentre outras.
Na oportunidade, o Prof. Anísio Cláudio Rios Fonseca esclareceu às alunas que existem dois grupos distintos de minerais que constituem o conhecido amianto (ou asbesto): o amianto anfibolítico e o amianto crisotila, sendo que, no último, os malefícios são bem menores, devido à natureza de suas fibras. Segundo ele, o amianto anfibolítico foi banido na década de 1970, devido aos casos de câncer em pessoas que utilizavam salas com esse tipo de revestimento. O professor disse, ainda, que "a mineradora de amianto crisotila (SAMA S/A – Minerações Associadas) enviou um rico material bibliográfico às estudantes, da mesma maneira que fez para com o laboratório no passado", disse.
"Esta é uma ótima oportunidade de estreitar os laços do Laboratório de Mineralogia com a comunidade acadêmica em geral e, no caso do ótimo trabalho desenvolvido pelas alunas, desmistificar a celeuma que existe na utilização desses minerais na indústria", finalizou o professor.
{mosimage} |
Da esquerda para a direita, Karem, Prof. Anísio e Tamirys