icone buscar
III Ciclo de Estudos Jurídicos do UNIFOR-MG

III Ciclo de Estudos Jurídicos do UNIFOR-MG

quinta-feira, 30 de agosto de 2007.
III Ciclo de Estudos Jurídicos do UNIFOR-MG

Nos dias 21, 22 e 23 de agosto, o Centro Universitário, por intermédio da coordenação do curso de Direito, promoveu o III Ciclo de Estudos Jurídicos do UNIFOR-MG. O evento foi realizado no Salão Nobre Eunézimo Lima, às 19:00 h, e abordou o tema Ética, Direito e Cidadania. A semana de estudos contou com o apoio do curso Praetorium, da OAB (ordem dos Advogados do Brasil)/MG e do CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica)/MG.

 

O cerimonial foi conduzido pelo assessor de imprensa do UNIFOR-MG, Sandro Figueiredo, e a abertura do evento contou com a participação de músicos da EMMEL (Escola Municipal de Música Eunézimo Lima).

 

No primeiro dia, a mesa foi composta pelo reitor do Centro Universitário, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão; pelo juiz da comarca de Arcos/MG, Joaquim Moraes Júnior; pelo palestrante Dr. Nelson Rosenvald; pelo diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas, Prof. Ms. Eugênio Vilela Júnior; pela assessora jurídica do UNIFOR-MG, Célia Guedes Faria Lima; e pelo presidente do DA (Diretório Acadêmico) do curso de Direito, Marcos Antônio Coelho. Todos os componentes da mesa fizeram seu pronunciamento.

 

O palestrante, Dr. Nelson Rosenvald, é bacharel em Direito, pela Universidade do Rio de Janeiro; mestre e doutor em Direito Civil, pela PUC (Pontifícia Universidade Católica)/SP; procurador do Ministério Público de Minas Gerais; professor do curso Praetorium; associado fundador do IDP (Instituto de Direito Privado); e autor de livros na área de Direito, em todo o país. Dr. Nelson falou sobre Direito ao Corpo. Ele abordou questões como cirurgia de transexualidade, transplante de órgãos, eutanásia e Biodireito. O procurador leu três artigos do novo código civil e afirmou a importância de se manter o direito ao corpo, mesmo após a morte. Segundo ele, "a vida é humana e a morte deve ser humanizada".

 

 

Posse do DA "Laura Guedes Faria"

No primeiro dia do ciclo, os membros do DA do curso de Direito foram empossados. Antes da cerimônia de posse, o presidente do DA, Marcos Antônio Coelho, aluno do sexto período, fez uma homenagem póstuma à advogada Laura Guedes Faria, uma das mulheres pioneiras nesta profissão, em Formiga. Uma das representantes do DA, Denise Veloso Leal, aluna do sétimo período, entregou flores à Célia Guedes, filha de Laura Guedes.

 

 

Dia 22

No segundo dia do evento, a mesa foi composta pela coordenadora do curso de Direito do UNIFOR-MG, Profa. Ms. Juliana Guedes Martins; pelo palestrante Luiz Fernando Valladão Nogueira; pelo conselheiro da secção de Minas Gerais, Antônio dos Santos Damasceno; pela presidente da subsecção da OAB em Formiga, Cirlanda Chaves; pelo escritor e advogado Dimas de Oliveira; pelo membro da Comissão de Prerrogativa da OAB em Formiga, Adonai Correa; e pelo acadêmico do terceiro período do curso de Direto do UNIFOR-MG e vice-presidente do DA do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas, Túlio Khouri Carvalho. Todos os componentes da mesa falaram aos presentes.

 

O palestrante, Luiz Fernando Valladão Nogueira, é advogado militante; procurador do município de Belo Horizonte/MG; diretor financeiro da OAB/MG; conselheiro seccional da OAB/MG; presidente do órgão especial da OAB Ética de Advocacia; professor na Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais; e diretor do Departamento de Direito de Família do Instituto dos Advogados do Estado de Minas Gerais. Ele falou sobre o tema Ética e Prerrogativa na Advocacia. Luiz Fernando enfatizou a importância dos profissionais do Direito trabalharem, sempre, com a ética, para que as distorções a respeito dos advogados não continuem. Segundo ele, "a advocacia não pode construir fatos ou criar testemunhas. A defesa deve ser feita baseada em pretensões éticas e verdadeiras".

 

 

Lançamento do livro

No segundo dia do evento, houve o lançamento do livro Código de Processo Civil em Poesias, do advogado Dimas de Oliveira. Antônio dos Santos Damasceno falou sobre a importância da obra para os profissionais do Direito e, também, sobre a sabedoria do autor, "que conseguiu encontrar uma maneira diferente e criativa para tratar temas tão sérios". Os alunos do curso de Direito, Lorena e Érick, apresentaram, ao público, um dos poemas publicados no livro. O autor falou sobre o processo de construção da obra e praticidade que irá trazer aos acadêmicos.

 

 

Dia 23

No último dia do evento, a mesa foi composta pelo diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas, Prof. Ms. Eugênio Vilela Júnior; pelo presidente da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Serviços e Agronegócios de Formiga) e vice-presidente da Fundação Educacional Comunitária Formiguense, Remaclo Couto; pela professora do curso de Direito do UNIFOR-MG e procuradora do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Formiga, Luciana Carvalho; pela diretora do Colégio de Aplicação e acadêmica do sétimo período do curso de Direito do Centro Universitário, Solange Nascimento; e pelo vice-presidente do DA do curso de Direito, Antônio de Castro Neto. Todos os membros da mesa se pronunciaram.

 

O palestrante, Délio de Jesus Malheiros, é formado em Direito, pela Faculdade Milton Campos; servidor concursado da Assembléia Legislativa de Minas Gerais; representante da Associação Brasileira de Consumidores; deputado estadual, pelo PV (Partido Verde), eleito em 2006; e presidente da Comissão de Direito do Consumidor e do Contribuinte. Délio falou sobre O Direito do Consumidor e Cidadania. Ele abordou o tema enfatizando a importância da luta contra as cobranças abusivas das empresas e pelos direitos do consumidor, que, "atualmente, têm sido mais favoráveis aos clientes".

 

O ciclo contou com a participação de alunos e profissionais da área do Direito, autoridades de Formiga e da comunidade em geral.

fique por dentro

MOSTRA DE PROFISSÕES RECEBE CERCA DE CINCO MIL ALUNOS DE ESCOLAS DA REGIÃO
28 de setembro de 2022

MOSTRA DE PROFISSÕES RECEBE CERCA DE CINCO MIL ALUNOS DE ESCOLAS DA REGIÃO

ALUNOS DE ENFERMAGEM PARTICIPAM DE AULA PRÁTICA SOBRE TECNOLOGIA PARA O TRATAMENTO DE LESÕES CUTÂNEAS
28 de setembro de 2022

ALUNOS DE ENFERMAGEM PARTICIPAM DE AULA PRÁTICA SOBRE TECNOLOGIA PARA O TRATAMENTO DE LESÕES CUTÂNEAS

UNIFOR-MG É REPRESENTADO NO EVENTO “BELA PRIMAVERA”
28 de setembro de 2022

UNIFOR-MG É REPRESENTADO NO EVENTO “BELA PRIMAVERA”

Skip to content