Idosos do Asilo São Francisco de Assis são atendidos por alunos de Fisioterapia

terça-feira, 07 de abril de 2009.
Idosos do Asilo São Francisco de Assis são atendidos por alunos de Fisioterapia

Na última quarta-feira, dia primeiro de abril, no período vespertino, alunos do sétimo período do curso de Fisioterapia, supervisionados pela fisioterapeuta Juana Feres Lima, participaram de uma das etapas do estágio extra-curricular, no Asilo São Francisco de Assis, em Formiga/MG. Segundo a fisioterapeuta, no atendimento são utilizadas, na maioria dos casos, técnicas de terapia manual. Para isso, são explorados exercícios nas barras paralelas, auxílio da marcha, atividades para treino de equilíbrio e ajuste postural, uso de halteres e caneleiras para reforço muscular e técnicas de dissociações de membros, que têm como objetivo possibilitar uma maior coordenação.

A atividade faz parte do estágio extra-curricular e proporciona melhoria de vida aos atendidos e maior contato profissional aos alunos

Para Juana, as sessões são muito importantes para os idosos, que precisam ser acompanhados constantemente. "O estágio auxilia na terapia dos idosos, em vários sentidos, como afetivo, social e, principalmente, na melhoria das atividades do dia-a-dia. Com a ajuda dos acadêmicos, os atendidos têm a possibilidade de fazer as sessões mais vezes por semana, além de terem um contato maior com diferentes tipos de pessoas e futuros profissionais. Tudo isso proporciona uma melhora de seus padrões motores e um bem-estar físico e mental incomparável", explica.

Estágio

O estágio no Asilo São Francisco de Assis faz parte das atividades complementares do curso de Fisioterapia do UNIFOR-MG, o qual se preocupa em formar profissionais aptos a atuarem em todos os níveis de atenção à saúde e comprometidos com o ser humano.

Antes de serem atendidos, os idosos passam por uma avaliação médica e fisioterápica. Se detectada a necessidade do tratamento, o idoso é encaminhado para as sessões, realizadas gratuitamente.

O estágio acontece às segundas, terças e quartas, das 14:00 h às 17:00 h.

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”