I Encontro de Contabilidade Internacional do UNIFOR-MG - Unifor MG
icone buscar
I Encontro de Contabilidade Internacional do UNIFOR-MG

I Encontro de Contabilidade Internacional do UNIFOR-MG

terça-feira, 30 de outubro de 2007.
I Encontro de Contabilidade Internacional do UNIFOR-MG
O evento, além de uma palestra, promoveu o encontro de especialistas na área de contabilidade e controladoria

No último dia 26, a partir das 19:00 h, no Salão Nobre Eunézimo Lima do UNIFOR-MG, foi realizado o I Encontro de Contabilidade Internacional do Centro Universitário de Formiga, promovido pela coordenação do curso de Ciências Contábeis.

A mesa do evento foi composta pelo diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (ICSAE) do UNIFOR-MG, Prof. Ms. Eugênio Vilela Júnior, que representou do Reitor do Centro Universitário, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão; pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis, Prof. Ms. Daniel Fonseca Costa; pelo palestrante Prof. Dr. Luciano de Castro Garcia Leão; pelo professor do UNIFOR-MG, Bruno Flávio de Machado de Araújo; e pelo controller Emílio Prada.

A abertura do encontro foi feita pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis, seguido pelo diretor do ICSAE, que deram boas-vindas aos presentes e falaram sobre a importância de eventos desta magnitude, que envolvem profissionais da área de contabilidade e controladoria do mundo inteiro.

O palestrante, Prof. Dr. Luciano de Castro Garcia Leão, abordou o tema A convergência das normas internacionais de contabilidade. Durante a palestra, o professor falou sobre o momento pelo qual está passando a área contábil, onde a tendência mundial é a convergência das normas de contabilidade. “Os acadêmicos de hoje estão se formando em uma nova época, por isso, devem se desvincular das normas e práticas antigas, que são uma marra, em relação às novas tendências. No Brasil, a visão relacionada à área financeira é muito madura e tende a facilitar a aceitação e implementação das tendências mundiais”, afirmou.

Debate
Após a palestra, um debate sobre As principais práticas e diferenças entre as normas contábeis brasileiras, americanas e internacionais foi promovido. Os debatedores foram: Bruno Flávio, representando o Brasil; Emílio Prada, as normas internacionais e européias; e Prof. Dr. Luciano de Castro, as normas americanas.

Durante o debate, foram discutidos tópicos, como: momento de reconhecimento da receita, gastos pré-operacionais, relatórios por segmento, consolidação das demonstrações contábeis, entre outros.

O debate contou, ainda, com a participação do contador Hélio Luiz Martins Corrêa, especialista em Gestão de Negócios e controller da Coca-Cola, em Minas Gerais, através de vídeo-conferência, diretamente de Atlanta, nos Estados Unidos.

Participantes
O professor Bruno Flávio de Machado de Araújo é contador, especialista em Auditoria e controller de uma empresa de mineração brasileira. Emílio Prada é especialista em Finanças e controller de uma empresa de mineração espanhola. O Prof. Dr. Luciano de Castro Garcia Leão é contador; economista; mestre e doutor em Controladoria e Contabilidade, pela Universidade de São Paulo (USP); professor de mestrado e sócio-diretor de uma empresa de consultoria e contabilidade.

De acordo com o coordenador de Ciências Contábeis, Prof. Ms. Daniel Fonseca Costa, “o evento superou as expectativas e foi uma ótima oportunidade para alunos e profissionais da área refletirem a importância do contador e da contabilidade no mundo globalizado”.

fique por dentro

REITOR É HOMENAGEADO
25 de novembro de 2022

REITOR É HOMENAGEADO

UNIFOR-MG REALIZARÁ 4ª EDIÇÃO DO DIA DE CAMPO
25 de novembro de 2022

UNIFOR-MG REALIZARÁ 4ª EDIÇÃO DO DIA DE CAMPO

DECISÃO – EDITAL 03/2022 – SELEÇÃO PÚBLICA DE ESTAGIÁRIOS DE GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO
24 de novembro de 2022

DECISÃO – EDITAL 03/2022 – SELEÇÃO PÚBLICA DE ESTAGIÁRIOS DE GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO

Skip to content