
Gerente da IBM ministra palestra sobre oportunidades de trabalho em Tecnologia da Informação
segunda-feira, 04 de junho de 2012.
A palestra com o tema Carreiras e oportunidades de trabalho para o profissional de Tecnologia da Informação,
ministrada pelo representante da IBM Brasil Luis Flávio da Silva, foi
realizada no dia 25 de maio, no Salão Nobre “Eunézimo Lima” do UNIFOR.
O palestrante foi convidado pelo coordenador do curso de Ciência da Computação, Prof. Ms. Alexandre Magno de Sousa, com o objetivo de apresentar aos alunos, professores e profissionais da área da computação a história da IBM no mundo, principalmente no Brasil, além de mostrar as diversas áreas de atuação e oportunidades de trabalho para os profissionais da Tecnologia da Informação.
Acadêmicos de vários cursos, funcionários do Centro Universitário e pessoas da comunidade interessadas na área participaram do evento. Antes de iniciar a palestra, o coordenador do curso de Ciência da Computação fez a abertura do evento e homenageou os alunos Bruno Paiva e Geisa Alves de Sousa, além do Prof. Ms. José Antônio, orientador do projeto classificado em terceiro lugar na modalidade de projetos na VIII MIPE (Mostra Integrada de Pesquisa e Extensão), realizada de 22 a 24 de maio no UNIFOR.
O palestrante Luis Flávio da Silva, que atua na IBM Brasil, na área de Serviços, desde 1995, como gerente de Projetos para Parcerias Educacionais, ressaltou sobre os índices de emprego na área da Tecnologia da Informação, índices educacionais no Brasil, educação superior, importância de falar outro idioma e expectativas de geração de emprego.
Ele ainda mostrou os números de vagas ofertadas nos cursos superiores e a disparidade do número de vagas perdidas (segundo dados do MEC – Ministério da Educação), o número de vagas disponíveis no mercado de trabalho, competências que os profissionais devem ter, tendências de investimentos, dentre outros assuntos. Por fim, apresentou a IBM, empresa que está em 170 países do mundo e que contrata profissionais de várias áreas e conta hoje com 470 mil funcionários em todo o mundo, dos quais 9 mil deles estão em Hortolândia, São Paulo.
{mosimage}
{mosimage}