
Formiguense ex-frei dominicano perseguido pela ditadura militar realizará palestra no UNIFOR-MG
sexta-feira, 15 de outubro de 2010.
O professor e escritor Magno José Vilela, ex-frei dominicano, realizará uma palestra no UNIFOR-MG no dia 18 de outubro. Na ocasião, ele irá relatar sua atuação no movimento de resistência à ditadura como defensor das liberdades individuais. A palestra está marcada para as 19 horas, no Salão Nobre “Eunézimo Lima” do UNIFOR-MG.
A palestra, intitulada “Reflexões sobre o regime militar brasileiro”, é aberta aos interessados de todos os cursos e à comunidade em geral. O coordenador do curso de Administração, Prof. Ms. Eugênio Vilela Júnior, que fez o convite para o professor ministrar palestra no UNIFOR-MG, comentou que os alunos do 3o ano do Ensino Médio das escolas públicas e particulares da cidade serão convidados a participar.
O Prof. Magno Vilela tem 66 anos de idade. Nascido em Formiga/MG, é professor de História do Cristianismo na Escola Dominicana de Teologia e na Faculdade de Teologia da UNISAL, ambas em São Paulo/SP.
No período da ditadura militar no país, o Prof. Magno foi acusado de subversão política, perseguido e passou um ano na clandestinidade, exilado no Chile e na França. Em 1974, foi condenado, à revelia, a quatro anos de prisão pelos tribunais da ditadura e só pôde voltar ao Brasil em 1980, após a Lei de Anistia.
Debate
O Programa Uniformação, do Centro Universitário de Formiga, aproveitando a visita do Prof. Magno, promoverá um debate com o mesmo tema da palestra. Foram convidados a participar o Reitor do Centro Universitário de Formiga, Prof. Ms. Marco Antonio de Sousa Leão, o Prof. Ms. José Cleomar de Matos, o Prof. Jaderson Teixeira e o Prof. José Carlos de Oliveira. Todos os professores convidados têm formação na área de História.