FAZENDA LABORATÓRIO UNIFOR-MG RECEBE ANIMAIS RESGATADOS DO TRÁFICO
quinta-feira, 02 de janeiro de 2025.No dia 26 de dezembro de 2024, a Fazenda Laboratório Unifor-MG recebeu mais de cem animais apreendidos em operação policial, realizada na véspera do Natal, em Formiga-MG.
As espécies vinham sendo transportadas em um compartimento de carga clandestino, em situação degradante, amontoados uns sobre os outros e sem espaço para ventilação.
De acordo com o Prof. Dr. Dênio Garcia Silva de Oliveira, coordenador do local: ‘’Assim que os animais chegam na Fazenda, eles passam por um exame semiológico, recebem antiparasitário interno e externo e, se necessário, medicação.’’
A Fazenda Laboratório UNIFOR-MG é um importante ponto de apoio da Polícia Ambiental e Civil, Corpo de Bombeiros, o Ministério Público e a própria população, em prol de minimizar a violência e maus tratos contra os animais.
‘’A Fazenda Laboratório hoje é uma referência nesta recepção de animais abandonados, agredidos e maltratados. A nossa função é preservar estes animais e dar uma condição digna de vida para eles, que já vêm de tanto sofrimento psicológico, nutricional’’, completa o Professor Dênio.
Além do viés social, ele ainda enfatiza a força educacional no projeto da Fazenda: ‘’Para nossos estagiários e estudantes é ótimo, porque aqui é realmente um laboratório. Eles veem muito na prática o que aprendem na sala de aula.’’
Os animais recebidos foram alocados em ambiente propício a eles, onde são alimentados com ração farelada, rica em proteína bruta. Após identificados, os animais ficam à disposição da Justiça, até que seja decidido seu destino.