FAZENDA LABORATÓRIO DO UNIFOR-MG

segunda-feira, 30 de setembro de 2013.
FAZENDA LABORATÓRIO DO UNIFOR-MG

A Fazenda Laboratório do UNIFOR-MG está localizada na comunidade rural de Padre Doutor, na estrada de terra que dá acesso ao Distrito Turístico de Pontevila, a 3km do campus universitário.

O local é destinado à utilização por todos os cursos do Centro Universitário de Formiga e atende, em especial, os alunos de Medicina Veterinária, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Agronômica e Ciências Biológicas, além de estar disponível para os estudantes do Colégio de Aplicação da FUOM.

A partir das necessidades de professores e alunos e priorizando a mais alta qualidade de ensino, em 2015, foram feitos diversos investimentos na Fazenda Laboratório. Construiu-se um prédio, o qual abriga duas salas de aula, banheiros/vestiários masculino e feminino, copa, sala administrativa para a coordenação, sala dos professores e o Laboratório de Irrigação e Mecanização Agrícola. Em seu entorno, foram construídos um “Campo Agrostológico”, “Estação Agrometeorológica”, “Casa de Vegetação” e um “Campo Experimental”, além de, futuramente, um “Lago de Múltiplo Uso”. Este espaço pretende servir, adicionalmente, como palco para diversos cursos voltados para a comunidade formiguense e outras atividades de extensão empreendidas pelo UNIFOR-MG.

A Fazenda Laboratório do UNIFOR-MG abriga também o CVAGA (Centro Veterinário de Acolhimento e Guarda de Animais). O terreno da fazenda tem, atualmente, 16,5 hectares à disposição de toda a comunidade acadêmica.

fazenda 6 fazenda 5
fazenda 2 fazenda 3
fazenda 4 FAZENDA UNIFOR 1

CVAGA

O CVAGA é um espaço onde os alunos do curso de Medicina Veterinária vivenciam o funcionamento completo de uma fazenda: parte administrativa, nutricional, de cuidados gerais e clínica.

Em todas as fases, os acadêmicos são supervisionados por um médico veterinário, além de acompanharem desde a chegada até a devolução dos animais apreendidos na MG-050 acolhidos no CVAGA. O local é utilizado, inclusive, para a realização de cirurgias em animais de proprietários carentes da região, os quais também procuram os estudantes para tirarem dúvidas relacionadas à sanidade animal.

O CVAGA tem convênio com a Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (SETOP) para a captura e guarda de animais.

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
26 de março de 2024

PROJETO “AMIGOS DA EQUOTERAPIA” TERÁ NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

UNIFOR-MG PROMOVERÁ EM PARCERIA COM O CEMAP MESA REDONDA COM O TEMA “VALORIZE AS CAPACIDADES E RESPEITE OS LIMITES”