Ex-aluno do UNIFOR-MG apresenta palestra aos alunos do curso de Biblioteconomia

terça-feira, 14 de agosto de 2007.
Ex-aluno do UNIFOR-MG apresenta palestra aos alunos do curso de Biblioteconomia

{mosimage}

No último dia 10, às 20:00 h, no Salão Nobre Eunézimo Lima do UNIFOR-MG, os alunos do curso de Biblioteconomia assistiram à uma palestra com o bibliotecário Júlio Vitor Rodrigues de Castro.

O tema abordado foi Bibliometria: Evolução e Manifestações Atuais. O palestrante abordou as manifestações da bibliometria e afirmou que a mesma "tem se desenvolvido muito para dar conta dos novos contextos que surgem na área, a cada dia". Tratou, também, das novas terminologias, que surgiram devido ao constante movimento de mudança na área da Biblioteconomia. Júlio apresentou, ainda, alguns campos do saber que também utilizam a bibliometria, como: Ciência da Informação, Comunicação Social, Educação, Engenharia, Medicina, entre outros.

O bibliotecário falou sobre o futuro da bibliometria, que "possui indícios de uma próxima geração de pesquisadores, já que, entre 2002 e 2006, apenas nove teses foram elaboradas sobre o assunto".

A coordenadora do curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG, Sônia Lúcia Silva, responsável pela organização e apresentação do evento, disse que "é sempre um prazer receber um ex-aluno, ainda mais com o destaque que o Júlio tem alcançado. Espero que ele continue sendo nosso parceiro de trabalho".

O palestrante

Júlio Vitor Rodrigues de Castro se formou em 2006, pelo Centro Universitário, e é mestrando, pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Ciência da Informação, na linha de pesquisa Organização e Uso da Informação. Segundo Júlio, "a escolha dessa área se deve ao fato do tema Informática me atrair muito, já que nossa sociedade caminha para a busca da informação via web".

ALUNA DE ADMINISTRAÇÃO DO EAD DESENVOLVE PROJETO DE PESQUISA SOBRE INFLAÇÃO EM FORMIGA
27 de setembro de 2022

CURSO DE ENFERMAGEM FARÁ SIMULAÇÕES DE ATENDIMENTO À VÍTIMA DE POLITRAUMATIZADO