Estudantes do UNIFOR-MG visitam unidade da APAC de Itaúna

terça-feira, 06 de abril de 2010.
Estudantes do UNIFOR-MG visitam unidade da APAC de Itaúna

No dia 22 de março, dezoito alunos do 3o período de Direito do UNIFOR-MG, fizeram uma visita técnica a unidade APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de Itaúna/MG, viabilizada pela parceria entre o Núcleo de Prática Jurídica e pelo D.A. do curso. Os estudantes foram acompanhados pelo professor de Direito Penal e Juiz de Direito da Comarca, Prof. Altair Resende Alvarenga.

Na chegada à unidade APAC, os alunos assistiram a uma palestra sobre a história de fundação da Associação no Brasil e da unidade em Itaúna. Em seguida, visitaram as instalações do local e conheceram as dependências dos recuperandos em regime fechado e semi-aberto. Toda visitação foi conduzida por um guia, que é parte do quadro de recuperandos da unidade. Outras apresentações foram feitas na ocasião, a respeito de resultados e estatísticas da APAC, em Itaúna.

Na oportunidade da visita técnica, os acadêmicos de Direito puderam aprender como é que os condenados cumprem suas penas dentro das unidades APAC, sobre os métodos da associação, além de detalhes internos, como distribuição de tarefas, empregos, pontos e sanções, quando necessárias.

APAC

A APAC é uma entidade sem fins lucrativos e trabalha para a recuperação dos presidiários e promoção da justiça. O método APAC se inspira no princípio da dignidade da pessoa humana e na convicção de que ninguém é irrecuperável.

Alguns dos seus elementos são: a participação da comunidade, sobretudo pelo voluntariado; a solidariedade entre os recuperandos; o trabalho como possibilidade terapêutica e profissionalizante; a religião como fator de conscientização do recuperando como ser humano, como ser espiritual e como ser social; a assistência social, educacional, psicológica, médica e odontológica como apoio à sua integridade física e psicológica; a família do recuperando, como um vínculo afetivo fundamental e como parceira para sua reintegração à sociedade; e o mérito, como uma avaliação constante que comprova a sua recuperação já no período prisional.

Os alunos do 3o período de Direito do UNIFOR-MG foram acompanhados pelo professor de Direito Penal, Prof. Altair Resende Alvarenga

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC
24 de abril de 2024