icone buscar
De bem com o futuro

De bem com o futuro

sábado, 07 de agosto de 2010.
De bem com o futuro


 

Decidir sobre qual carreira seguir não precisa ser uma tarefa difícil. Veja alguns exercícios que vão ajudá-lo a traçar seu destino profissional de maneira tranquila

Mesmo antes de tirar a carteira de motorista ou título de eleitor, você já tem de decidir o que fará para o resto da vida. Esse pensamento angustia muitos alunos no momento de marcar o “x” no curso de uma universidade. Mas, calma! Nem essa escolha é imutável, nem é impossível fazê-la com segurança.

A dica dos especialistas parece simples: autoconhecimento. Se nessa idade você acorda gostando de uma coisa e dorme apaixonado por outra, essa ideia pode parecer um pouco complexa. Mas existem alguns exercícios que podem ajudá-lo a organizar os pensamentos.

O psicólogo Tiago Tamborini defende que, antes de olhar para o mercado e as oportunidades que uma carreira pode oferecer, é importante observar quais são os seus pontos fortes e os valores que você quer mostrar para o mundo. Isso é o primeiro passo para o autoconhecimento. “As pessoas pensam: escolhi e é para a vida toda. Não é assim. É preciso estar preparado para passar por algumas experiências profissionais dentro da mesma carreira, que estão em constantes mudanças.”

Em seu trabalho de orientação profissional, Tiago usa um recurso para perceber a inclinação de um jovem por um campo de atuação. “Peço para ele pesquisar sobre a profissão que lhe interessa. Se a pesquisa for feita com vontade e ânimo, significa que está no caminho certo. Se não tiver interesse já pode ser a indicação de um caminho errado”, explica.

A coordenadora pedagógica do ensino médio do Colégio Albert Sabin, Florinda Manuchaguian, concorda. Para ela, ter conhecimento sobre a profissão é um dos primeiros passos a serem seguidos pelo jovem. “Muitos já vêm desde criança sabendo o que querem fazer. Digo para os alunos indecisos não terem inveja desses colegas, porque muitas vezes eles ficam fixados nessa profissão e não se abrem para outras. Não conhecem a realidade do mercado e, no terceiro ano da faculdade, percebem que não fizeram uma boa escolha.”

Florinda chama a atenção para um aspecto normalmente esquecido pelos jovens. “A escolha profissional define a identidade pessoal e o estilo de vida. Quem faz direito, por exemplo, tem de se vestir de maneira formal. Isso deve ser levado em consideração.”

Por isso, uma das dicas de Florinda é fazer um exercício chamado de “tela mental”. Ele serve para que o aluno se veja em situações da prática profissional e perceba as respostas do seu coração

Entre dois amores

Quando já têm alguma ideia sobre a área em que querem atuar, muitas vezes os jovens ficam em dúvida entre duas ou mais profissões semelhantes. Tiago recomenda ler muito a respeito, usar a internet, pesquisar e falar com profissionais da área. “O importante é não ficar com o senso comum”, diz o psicólogo. Florinda recomenda um exercício de escrita.

E a pressão dos pais? “A minha dica é ouvir a família como se ela estivesse fornecendo dados, recursos. O jovem precisa aprender a colher informações de diversos meios e áreas, amigos, etc. e não olhar só um lado. Se forem diversificadas as opiniões, fica mais fácil”, diz Tiago.

Florinda diz que muitos pais se sentem inseguros por não conhecerem novas carreiras e com isso, sem querer, atrapalham e conduzem a escolha dos filhos.

“Os pais precisam entender que eles mostram o caminho, ma quem escolhe é o filho. É o que sempre dizemos aos nossos alunos: ‘quem sabe de você é você mesmo’.”

 

Exercício da tela mental

Em casa, em um ambiente calmo e isolado, mentalize estar na carreira que você escolheu, a título de exemplo, vamos imaginar que você queira ser um advogado. Veja-se em duas situações, uma de cada vez:

Performance: veja-se como um advogado, vestindo de maneira forma, entrando no Fórum.

Conteúdo: veja-se diante de um processo tendo de buscar argumentos.

Reflita como você se sentiu nas duas primeiras situações e seja sincero com você mesmo. Se não der certo da primeira vez, repita com calma.

 

  ***

 Se você estiver em dúvida entre mais de uma profissão

 

– Reúna tudo e elimine o que não é agradável. Some e veja onde sobraram as atividades mais prazerosas, na sua opinião.

– Não fique com o senso comum. Leia a respeito, pesquise na internet, fale com profissionais da área.

 

Anuário Fera! Vestibular e Carreira – 2010
Editora Segmento
Ano 9
Página: 64

 

fique por dentro

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC
24 de abril de 2024

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO É NOTA 5 NO MEC

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS
23 de abril de 2024

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO
23 de abril de 2024

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO

Pular para o conteúdo