ESCOLA “PEQUENO APRENDIZ” VISITA FAZENDA LABORATÓRIO DO UNIFOR-MG E FRIGORÍFICO FORMIGÃO
terça-feira, 08 de outubro de 2024.Os alunos da Escola “Pequeno Aprendiz” fizeram uma visita à Fazenda Laboratório do Centro Universitário de Formiga, no dia 5 de setembro. As crianças foram acompanhadas pelas professoras Maria Eduarda, Daniela, Graciane, Lucimar e pela secretária Rafaela. Além de conhecer o ambiente da fazenda, eles também fizeram um passeio para conhecer o Frigorífico Formigão.
A atividade teve como intuito apresentar aos pequenos a importância do desenvolvimento rural sustentável, bem como, saúde animal, saúde vegetal, meio ambiente e segurança alimentar.
Ao chegar na fazenda, todos foram recepcionados pelo coordenador da Fazenda Laboratório, Prof. Dr. Dênio Garcia Silva de Oliveira, e pelo servidor do Instituto Mineiro de Agropecuária, Jhonny Ribeiro Leal. Durante a trajetória, os estudantes tiveram contato com diversos animais, com as plantações de trigo e puderam ver de perto como é o funcionamento da fazenda.
As crianças ficaram comovidas pelas histórias dos animais que foram abandonados e outros que sofreram maus-tratos; e encantadas com a diversidade de animais existentes naquele local. Elas tiveram a oportunidade de acariciar alguns animais, o que tornou um momento especial e experiência única, visto que algumas não têm a vivência do meio rural.
Em seguida, a turma foi até o Frigorífico Formigão, onde foram recebidos pelos funcionários e tiveram a oportunidade de acompanhar o descarregamento de bois, ver os currais, ver o local onde é feita a desossa de animais e como são armazenados até a entrega nos supermercados e açougues da região.
“A experiência adquirida durante a visita foi de fundamental importância para o desenvolvimento social e pessoal de cada criança do projeto”, disse Jhonny Ribeiro Leal.
Ambos os locais permitiram aos alunos e professoras observarem o relacionamento saudável por parte dos estabelecimentos e do IMA, que se preocupam com a educação, saúde e fiscalização sanitária e vegetal, preservando a saúde pública, o meio ambiente e o desenvolvimento do agronegócio.