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EQUIPE DO PIBID DEBATE NOVOS EDITAIS DA CAPES

EQUIPE DO PIBID DEBATE NOVOS EDITAIS DA CAPES

quarta-feira, 14 de março de 2018.
EQUIPE DO PIBID DEBATE NOVOS EDITAIS DA CAPES

PROFISSIONAIS DO PROGRAMA DO UNIFOR-MG E AS NOVAS MUDANÇAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL

PIBID 1 PIBID 2

O grupo de trabalho do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e gerenciado pelo UNIFOR-MG, demonstra, desde sua implantação em março de 2014, nas escolas formiguenses, uma ação efetiva e com êxito na formação de docentes. Ele torna os alunos de licenciatura protagonistas nos processos de ensino e aprendizagem, por meio do planejamento e execução de projetos inovadores e intervenções pedagógicas que vão de encontro aos problemas diagnosticados no cotidiano escolar.

A integração entre educação superior e educação básica possibilita uma interlocução entre as teorias pedagógicas, metodológicas e tecnológicas apresentadas e dialogadas no ambiente acadêmico com a vivência de práticas docentes inovadoras, interdisciplinares, inclusivas, que elevam a qualidade da educação básica, atendendo a problemas específicos de aprendizagem. Porém, somente permanece aquilo que se transforma, inova-se. A esse respeito, Heráclito (540 a.C – 470 a. C), importante filósofo, estudioso da ciência, da teologia e das relações humanas, dizia: “Nada existe de permanente a não ser a mudança”.

Nesse cenário, para que o PIBID continue constituindo-se como um programa educacional que faz a diferença na formação de docentes em nível superior para a educação básica são necessárias mudanças e inovações para acompanhar a evolução contínua e natural da ciência. Na mídia, são propagadas as mudanças para a educação: novo FIES, novo Ensino Médio, Residência Pedagógica, novos rumos para o PIBID, Base Comum Curricular. Assim, no dia 28 de fevereiro, o PIBID – regido pelo Edital 061/2013 – foi encerrado para absorção das novas mudanças e apresentação das propostas educacionais à CAPES para seleção e aprovação dos Projetos Institucionais. As etapas estão descritas no cronograma do Edital 06/2018 – Residência Pedagógica e novo Edital PIBID – 07/2018.

Dois Novos Programas

O PIBID prevê nessa nova fase a absorção de alunos de licenciatura selecionados e matriculados na primeira metade dos cursos de Pedagogia e Educação Física do UNIFOR-MG. Os objetivos continuam os seguintes: incentivar a formação de docentes; permitir a inserção no cotidiano das escolas para observação e diagnóstico de problemas inerentes à educação básica e contribuir para a articulação entre a teoria oferecida e compartilhada no meio universitário com a prática vivenciada nas escolas de educação básica.

A exigência é de trinta e duas horas semanais de dedicação ao Programa, com duração máxima de permanência do bolsista por dezoito meses. O PIBID será realizado em regime de colaboração, por meio da formalização de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a CAPES e as Secretarias de Educação Estaduais. A participação da rede municipal exigirá o Termo de adesão ao ACT.

A Residência Pedagógica buscou seu nome na área médica e também a inspiração para sua execução. Assim como o médico precisa passar por um período probatório, de experiências nos locais de atuação, o Programa de Residência Pedagógica surge com o intuito de aperfeiçoar a formação dos licenciandos, relativa à imersão no cotidiano escolar por meio do estágio curricular supervisionado, envolvendo os alunos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso de licenciatura.

O total de bolsas de residente está calculado em 45 mil em nível nacional. A duração do Programa é de 18 meses e está prevista a realização de 320 horas de imersão na escola, sendo no mínimo 100 horas destinadas à regência de classe, incluindo o planejamento e execução de planos de aulas, intervenções pedagógicas, projetos de ensino e atividades de avaliação da aprendizagem dos alunos.  

Essas atividades permitirão aos residentes de Biologia, Educação Física e Pedagogia uma vivência prática do cotidiano escolar, desenvolvendo as habilidades necessárias para a docência, a criatividade no planejamento de ações eficazes para problemas específicos de aprendizagem.

Há um cronograma a ser cumprido para participação nos dois editais, sendo um deles a inserção dos currículos na Plataforma Freire referente aos Coordenadores Institucionais e de Área e os docentes orientadores. É importante ressaltar que esse é um meio de a CAPES acompanhar as exigências curriculares para participação nas propostas e, futuramente, o trabalho executado nas escolas por meio da alimentação, na base de dados dos projetos desenvolvidos, ao longo dos dezoito meses de vigência dos editais 06 e 07/2018. Após a realização e aprovação das propostas das Instituições de Ensino Superior (IES), os programas estão previstos para início em agosto deste ano.

Operacionalização das propostas

A equipe do PIBID/UNIFOR-MG está se reunindo semanalmente para estudo dos editais e elaboração das propostas que devem ser cadastradas no Sistema CAPES (SiCAPES) até as 18:00 horas do dia 27 de março. O prazo é muito curto e os profissionais estão empenhados e envolvidos na elaboração das propostas para envio em tempo hábil.

Para classificação das IES, serão considerados os seguintes critérios definidos no Barema, que traz os indicadores (IND) e o valor correspondente de cada item: a) esforço para inclusão do maior número de discentes no programa = 24 bolsistas e seis voluntários, totalizando o máximo de 30 BIDs; b) articulação das IES com as redes de ensino; c) esforço de expansão territorial dos subprojetos; d) experiência e qualificação da equipe docente na IES determinada no Currículo Freire.

Os princípios da Iniciação à Docência a serem observados são: a) o desenvolvimento de atividades em níveis crescentes de complexidade direcionadas à autonomia do aluno; b) valorização do trabalho em equipe e interdisciplinar; c) observância da Base Nacional Comum Curricular; c) estímulo à ética, à inovação e criatividade, à interação entre os pares e à inventividade; d) aperfeiçoamento das habilidades de leitura, de escrita e de discurso dos licenciandos.

A Coordenadora Institucional do Programa, Profa. Ma. Elizabeth Rocha de Carvalho Oliveira, ressalta que o protagonismo, a dedicação e o compromisso são características marcantes da equipe do PIBID/UNIFOR-MG, portanto, também presentes nessa fase de mudanças e de elaboração de propostas.

A docente destacou que, apesar da significativa redução de cotas e bolsas para os atuais editais, a expectativa e o empenho de todos é visando à aprovação, uma vez que os alunos do UNIFOR-MG merecem essa oportunidade ímpar de participar de programas que farão a diferença na formação inicial deles, além do benefício da bolsa como um aporte financeiro importante para investimento nos estudos.

 

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