Egresso de Ciência da Computação recebe o título de mestre

sexta-feira, 23 de outubro de 2009.
Egresso de Ciência da Computação recebe o título de mestre

No final do mês de setembro, o ex-aluno do curso de Ciência da Computação do UNIFOR-MG, Juvêncio Geraldo de Moura, recebeu o título de mestre em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais).

O curso teve início em abril de 2007 e foi desenvolvido com o apoio de uma bolsa de estudos cedida pelo CEFET-MG. O projeto foi feito através do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional (Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional) e linha de pesquisa em Sistemas Inteligentes.

Pesquisa

O trabalho, intitulado "Uso de Algoritmos Evolutivos Híbridos em Problemas de Otimização Estrutural de Treliças", teve como objetivo minimizar o peso de uma treliça (utilizada em pontes, estádios de futebol, ginásios cobertos, viadutos), por meio do dimensionamento dos elementos estruturais. De acordo com Juvêncio, "foi proposto o desenvolvimento de um Algoritmo Evolutivo Híbrido (AEH), para a solução do problema de otimização estrutural de treliças planas. O objetivo era contribuir para a melhoria nos projetos de construção de treliças, por meio da análise de comportamento do AEH e dos resultados alcançados", explica.

O professor fala sobre os obstáculos vencidos durante o desenvolvimento da dissertação. "Fazer mestrado não é fácil. É necessário ter disciplina para estudar e receber apoio dos professores, família, namorada e amigos. O inglês é fundamental, pois a maioria dos artigos, dissertações e teses utilizados são escritos nessa língua. A bagagem de conhecimento adquirida durante o mestrado é muito grande. Sem dúvida, o curso possibilita um grande crescimento pessoal e profissional", conta.

Banca examinadora

A banca examinadora foi composta pelos professores: Prof. Dr. Gray Farias Moita (orientador); Prof. Dr. Sérgio Ricardo de Souza (co-orientador); Prof. Dr. Moacir Felizardo de França Filho; e Prof. Dr. Paulo César Mappa. Todos docentes do CEFET-MG.

Formação

Juvêncio é graduado em Ciência da Computação pelo UNIFOR-MG; possui especialização em Redes de Computadores pelo UNIS-MG (Centro Universitário do Sul de Minas); foi professor e coordenador do antigo Centro de Informática da Prefeitura de Formiga/MG; lecionou no IFMG (Instituo Federal de Minas Gerais) – Bambuí-MG; no curso de Ciência da Computação do UNIFOR-MG; e no curso de Análise de Sistemas da UNIPAC (Universidade Presidente Antônio Carlos) – Campo Belo. Além disso, participou do projeto de implantação do Curso Técnico Semi-Presencial em Informática, do Instituto Modal, em Belo Horizonte/MG. Atualmente, leciona nessa instituição, nos cursos de Técnico em Higiene Dental e Prótese Dental.

Palavra do coordenador

Para o coordenador de Ciência da Computação do UNIFOR-MG, Prof. Alexandre Magno, saber que mais um egresso do curso tornou-se mestre, significa que excelentes profissionais têm se formado no Centro Universitário. "Saber que mais um ex-aluno de Ciência da Computação se destaca e continua na área de pesquisa, em um curso de pós-graduação, em uma Instituição Federal, confirma a qualidade e a preparação que nosso curso oferece. A forte ênfase no uso de laboratórios para capacitação no projeto e na construção de software e no projeto de hardware é um diferencial para os egressos de Ciência da Computação. Assim, os alunos podem continuar suas atividades na pesquisa, promovendo o desenvolvimento científico ou aplicando os conhecimentos científicos e promovendo o desenvolvimento tecnológico. Lembrando que, ao finalizar o curso, o aluno pode optar por diferentes sub-áreas de atuação no mercado de trabalho, sendo, algumas dessas: gerência de redes de computadores, análise e projeto de sistemas computacionais, gerência de banco de dados, desenvolvimento de hardware, robótica, análise de sistemas, desenvolvimento de sistemas, pesquisa acadêmica, entre outras", diz.

Na foto, o egresso de Ciência da Computação, Juvêncio (primeiro à esquerda da foto), junto aos componentes da banca examinadora

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

COLÉGIO UNIFOR CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 54 ANOS

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ALUNOS DO CURSO DE DIREITO