
Egressas de Enfermagem têm artigo publicado em revista de circulação internacional
quarta-feira, 10 de novembro de 2010.
O artigo é intitulado “Percepção dos pacientes com hipertensão arterial em relação à assistência prestada após a implantação do Programa de Saúde da Família – PSF”. De acordo com o trabalho, mudanças no estilo de vida das pessoas gera uma inversão do predomínio de doenças transmissíveis para enfermidades crônico-degenerativas, como a hipertensão arterial, e há preocupação na adesão desses pacientes ao tratamento adequado. O objetivo desse estudo é verificar mudanças na assistência após a implantação dos PSF sob a ótica de pessoas com hipertensão arterial de um dos PSF do município de Formiga. A mostra foi composta por 40 voluntários. Através da análise, conclui-se que os pacientes encontram-se mais satisfeitos com a assistência prestada.
O PSF escolhido para a pesquisa foi o do Bairro Água Vermelha, então responsável pela cobertura de 1184 famílias. Os dados da pesquisa foram colhidos no período de junho a julho de 2008. Para o desenvolvimento do trabalho, foi apresentado a todos os pacientes um termo de consentimento livre e esclarecido, onde estes autorizaram a efetuação da pesquisa e sua consequente divulgação, garantindo-se o anonimato. O artigo desenvolvido pelas ex-alunas foi elaborado com o material de pesquisa utilizado para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Elas concluíram a graduação no Centro Universitário de Formiga em 2008.
“A elaboração e publicação desse trabalho contribuem para ampliar o conhecimento no campo de saúde pública, tão em evidência nos últimos tempos. Para nós, foi muito gratificante alcançar esse êxito, após tanto esforço nos anos de graduação, além de ser um diferencial em nosso currículo profissional. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a Profa. Ana Dalva pelo entusiasmo e incentivo neste processo, e à Profa. Ms. Renata Nativo, pela dedicação como orientadora”, comentaram as egressas.
“Como professora é sempre muito gratificante ter alunos interessados e empenhados em pesquisar, pois isso vem reforçar o nosso papel de enfermeiros, enquanto pesquisadores e educadores. Com relação a pesquisa realizada, é resultado de um trabalho de conclusão de curso que só enfatiza a importância da Estratégia Saúde da Família (ESF), atual nomenclatura do Programa de Saúde da Família – PSF, na prevenção de doenças e promoção de saúde e que, a partir da sua inserção, desde 1994 na Saúde Pública, a assistência, principalmente a portadores de doenças crônico-degenerativas, vem merecendo um destaque juntamente com a equipe de Saúde da Família, tendo como um dos educadores e peça fundamental para o funcionamento, o Enfermeiro. Já uma publicação, principalmente em uma revista tão bem conceituada como a de Saúde Coletiva, só nos engrandece como pessoas e profissionais, afinal, o artigo foi aprovado sem necessidade de nenhuma correção”, destacou a Profa. Ms Renata Nativo.
Revista Saúde Coletiva
A revista Saúde Coletiva tem caráter multiprofissional e interdisciplinar, e destina-se a indexação e divulgação do conhecimento científico. Seu público é composto por Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Médicos Veterinários e residentes. A revista é elaborada por professores e doutores, e reúne trabalhos técnicos inéditos e inovadores em linguagem objetiva e atualizada. Seus artigos científicos são exclusivos e assinados por renomados profissionais da saúde. São publicadas 10 edições por ano, com tiragem de 10 mil exemplares. Mais informações sobre a revista podem ser obtidas no endereço www.saudecoletiva.com.br.
A Profa. Ms. Renata Nativo, entre as egressas do UNIFOR-MG, Ana Paula Lucas e Vanessa Aparecida Silva
{mosimage}