
Egressa do curso de Marketing do UNIFOR-MG é aprovada em dois programas de mestrado
sexta-feira, 05 de fevereiro de 2016.
A egressa Alexandra Rezende Silva, da primeira turma do curso de Marketing, foi aprovada em dois programas de mestrado pela UFLA (Universidade Federal de Lavras): no Programa de Pós-graduação em Administração, na linha de Estratégias de Marketing e Comportamento do Consumidor, e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão, na linha de Sustentabilidade e Extensão.
O processo seletivo de cada um dos programas contou com prova de conhecimentos específicos, proficiência em língua inglesa, análise do currículo e histórico da graduação, além da avaliação da proposta preliminar de estudo e entrevista.
Durante a graduação, a ex-aluna desenvolveu dois projetos de pesquisa por meio do Programa de Iniciação Científica. O primeiro, financiado pela FAPIC/Reitoria (Fundo de Apoio à Iniciação Científica), abordava o tema de gestão ambiental de resíduos em uma cooperativa de produtores de aguardente. O segundo contou com o apoio da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) e tinha como objetivo principal diagnosticar como o marketing estratégico era aplicado no comércio de vestuário de três cidades do Centro-Oeste mineiro. Ambos os projetos foram orientados pela Profa. Dra. Jussara Maria Silva Rodrigues Oliveira, coordenadora do curso de Marketing.
A acadêmica também participou de vários eventos, quando pôde divulgar os resultados das pesquisas e entrar em contato com outros pesquisadores. No último semestre, ela atuou como monitora de Matemática Financeira e Formação de Preço, desempenhando atividades como acompanhamento das aulas, orientações/esclarecimentos de dúvidas dos alunos e participação na confecção de material didático do professor. Concluiu a graduação em julho de 2015 como destaque acadêmico.
Alexandra Rezende Silva ressaltou que as oportunidades concedidas pelo Centro Universitário de Formiga, por meio da Iniciação Científica, monitoria, projetos de extensão, viagens técnicas e apoio financeiro para a participação em congressos, foram de suma importância para essa conquista. Ainda segundo a egressa, as aulas ministradas durante a graduação e o apoio oferecido pelos docentes da Instituição foram a base para a preparação para as provas, bem como para elaboração das propostas preliminares de estudo.