
Egressa de Pedagogia do UNIFOR-MG conclui Mestrado
terça-feira, 19 de abril de 2016.
Karla A. Santos Garcia, egressa do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Formiga-MG, concluiu, neste mês de abril, o curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional pela FUNEDI (Fundação Educacional de Divinópolis); UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) e INESP (Instituto de Ensino Superior e Pesquisa).
O tema da dissertação, defendida no dia 15 de abril, foi “Políticas Públicas de Avaliação da Educação Básica: Desenvolvimento de uma Experiência Local, Programa Municipal de Avaliação da Educação – Formiga – MG” por meio da área de concentração: Inovação, Desenvolvimento Regional e Inclusão Social e pela linha de pesquisa: Inovação e Desenvolvimento Regional.
A pesquisa, organizada em quatro capítulos, propôs-se a investigar as políticas públicas de avaliação da Educação no contexto nacional, estadual e no município de Formiga – MG. O primeiro capítulo buscou elucidar as características e peculiaridades das políticas públicas de avaliação educacional. O segundo capítulo objetivou contextualizar o local do estudo empírico, o município de Formiga – MG, salientando o processo de desenvolvimento da Educação, do contexto histórico à contemporaneidade, descrevendo os cenários encontrados em diferentes épocas e seus diversos aspectos – demográficos, políticos, administrativos e educacionais. O terceiro capítulo contemplou a investigação acerca da implementação de instrumentos municipais de avaliação e uma breve análise dos resultados das escolas da Rede Municipal de Ensino de Formiga – MG nas avaliações externas dos governos federal e estadual. O quarto e último capítulo narrou a experiência do desenvolvimento do Programa Municipal de Avaliação da Educação na Rede Municipal de Ensino a partir de pesquisa empírica. O texto aborda os processos de elaboração e adaptação das avaliações visando a atender a demanda da Educação Inclusiva. Tendo a investigação se empenhado em mostrar que o desenvolvimento de um programa de avaliação sistêmica em âmbito municipal tem, de fato, relevância na busca por um diagnóstico pedagógico enquanto indicador de qualidade da Educação local.
De acordo com a egressa “O Curso de Pedagogia foi essencialmente importante para minha formação acadêmica, pois a partir dos conhecimentos adquiridos foi que construí minha vida profissional, tendo assim a oportunidade de contribuir enquanto Coordenadora Pedagógica, Professora do Ensino Fundamental e da Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino de Formiga-MG, bem como ministrando Oficinas Pedagógicas através do Projeto “Cata-vento” – Movendo a Educação pelos ventos do Conhecimento – Consultoria e Assessoria Educacional, na formação docente em parceria com diversas editoras, juntamente com Secretarias Municipais de Educação de outros municípios. Já a conclusão do mestrado é antes de tudo uma realização pessoal, entretanto o desejo em seguir a carreira acadêmica foi essencial para que me dedicasse à realização do curso, tendo o mesmo a peculiaridade de aliar o conhecimento acadêmico à experiência prática, outra questão relevante é possibilidade de ampliar o campo de atuação por meio do lastro de empregabilidade. Neste sentido investigar os processos de avaliação externa, trás à tona a discussão acerca das implicações que as políticas públicas promovem no desenvolvimento do fazer pedagógico, o que me permitiu especializar-me e atualizar os meus conhecimentos nesta área especifica da atuação pedagógica. “