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Educação Patrimonial será foco de estudo entre alunos de Arquitetura e Urbanismo e Direito

Educação Patrimonial será foco de estudo entre alunos de Arquitetura e Urbanismo e Direito

terça-feira, 09 de agosto de 2011.
Educação Patrimonial será foco de estudo entre alunos de Arquitetura e Urbanismo e Direito

 

No dia 17 de agosto, das 19 às 22 horas, no Salão Nobre do UNIFOR “Eunézimo Lima”, uma palestra de tema “Patrimônio Urbano: um campo de disputas” será promovida aos alunos dos 4º e 6º  períodos de Arquitetura e Urbanismo e dos 9º e 10º de Direito. A proposta, apresentada pelo coordenador dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, Prof. Ms. Valério Tadeu de Assis, terá participação gratuita.

No dia 17 de agosto, das 19 às 22 horas, no Salão Nobre do UNIFOR “Eunézimo Lima”, uma palestra de tema “Patrimônio Urbano: um campo de disputas” será promovida aos alunos dos 4º e 6º  períodos de Arquitetura e Urbanismo e dos 9º e 10º de Direito.

O objetivo do evento é iniciar o Projeto de Educação Patrimonial de Formiga 2011 – Patrimônio Urbano: um campo de disputas, realizado por intermédio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Formiga, em especial a consultoria Memória Arquitetura, e o UNIFOR.

Neste dia, iniciando as atividades, será proferida uma aula inaugural, seguida de debates e perguntas, onde o turismólogo Rafael Araújo Teixeira, do grupo Memória Arquitetura, de Belo Horizonte, buscará envolver os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Direito, para sensibilizá-los pela temática e engajá-los no desenvolvimento das atividades pertinentes.

A proposta, apresentada pelo coordenador dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, Prof. Ms. Valério Tadeu de Assis, terá participação gratuita, não sendo necessário fazer inscrições.

Educação Patrimonial
A Educação Patrimonial é uma tema que traz novas oportunidades de diálogo, entre diferentes campos do conhecimento, ao tratar da importância de proteção do patrimônio cultural dentro do atual contexto jurídico-urbanístico, que tem divergido opiniões quanto às medidas a serem tomadas para o controle do uso e ocupação do solo.

Com a realização do evento, pretende-se proporcionar um debate entre os alunos dos cursos, à luz de um novo paradigma da propriedade urbana – a função social da propriedade –, previsto na Constituição Federal e regulamentado pelo Estatuto da Cidade, Lei 10.257, de 10 de julho de 2001.

A execução do projeto busca levar, para formação dos discentes, a discussão de temas pertinentes, em ambas as áreas de conhecimento, já que colocará na pauta dos estudos interdisciplinares o tema do Plano Diretor e os diálogos com o patrimônio cultural e novas possibilidades de garantir o direito a uma cidade sustentável. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de se engajar no processo colaborativo de educação patrimonial, colocando a Instituição de Ensino a serviço da comunidade.

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