


DOCENTES DO UNIFOR-MG RECEBEM CAPACITAÇÃO PARA USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO
segunda-feira, 10 de julho de 2023.


O UNIFOR-MG recebeu o corpo docente para realizar uma capacitação para uso de metodologias ativas de ensino. O projeto visa a melhoria da qualidade de ensino, assim como uma maior adequação do processo de ensino e aprendizagem às necessidades e características dos alunos.
A atividade ocorreu no período de 28 de abril até 26 de maio. A realização do evento foi importante para promover uma educação mais participativa, dinâmica e voltada para o desenvolvimento do aluno.
As metodologias ativas de ensino permitem que o aluno seja o protagonista do seu próprio aprendizado, ao invés de ser apenas um receptor passivo de informações. Para que essas metodologias sejam aplicadas de forma eficiente, é necessário que os professores estejam devidamente capacitados e preparados para utilizá-las. Eles precisam conhecer e entender as diferentes metodologias ativas disponíveis, bem como suas aplicações e benefícios, a fim de utilizá-las de maneira efetiva e alinhada aos objetivos de aprendizado propostos.
Além disso, é importante que os professores estejam preparados para lidar com outros desafios como o gerenciamento do tempo e do espaço, a avaliação dos alunos e a adaptação a diferentes perfis de estudantes.
A capacitação dos professores para o uso de metodologias ativas de ensino é crucial para a promoção de uma educação mais dinâmica, participativa e alinhada às necessidades dos alunos. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para a formação integral dos estudantes e para a melhoria da qualidade do ensino como um todo.
A capacitação foi ministrada pelo Prof. Dr. José Barbosa Júnior e contou com a seguinte programação:
1) Uso do AVA no ensino híbrido (Sala de Aula Invertida).
Descrição da oficina: inserção no AVA do material necessário para o ensino híbrido
2) Sala de Aula Invertida.
Descrição da oficina: princípios da metodologia ativa, postagem dos materiais para o estudo individual, dinâmica do funcionamento da sala de aula invertida no momento presencial
3) Aprendizagem baseada em problema (PBL).
Descrição da oficina: princípios do PBL, simulação na prática dos sete passos do PBL
4) Pensar, compartilhar, socializar (TPS).
Descrição da oficina: princípios do TPS, prática do TPS
5) Aprendizagem Baseada em Times (TBL).
Descrição da oficina: princípios do TBL, prática do TBL.